Discurso durante a 221ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ex-Deputado Ricardo Fiúza, no Estado de Pernambuco.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ex-Deputado Ricardo Fiúza, no Estado de Pernambuco.
Publicação
Publicação no DSF de 13/12/2005 - Página 43991
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RICARDO FIUZA, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), EX MINISTRO DE ESTADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, BUSCA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero associar-me, de maneira muito especial, à Bancada de Pernambuco e também aos familiares de Ricardo Fiúza, pelo seu prematuro falecimento.

Conhecia Fiuza desde a década de 70, quando iniciou sua vida pública como candidato a Deputado Federal e eleito pelo Estado de Pernambuco. Chegou a esta Casa e, aos poucos, foi galgando posições de destaque e de importância na Câmara dos Deputados. Foi Líder, vice-Líder e, acima de tudo, um verdadeiro trator na arte de trabalhar e de reivindicar para o Estado de Pernambuco e para a região Nordeste, tendo se consagrado como um dos maiores defensores das causas nordestinas, do fortalecimento da Sudene. Enfim, era um Parlamentar atuante que ocupou postos da maior importância naquela Casa.

Foi também Ministro de Estado. Seu último trabalho de grande importância como Deputado foi o de Relator do Código Civil. Lembro-me bem de Fiuza Relator do Código Civil. Eu era vice-Presidente da Câmara dos Deputados e acompanhei a dedicação com que enfrentou as dificuldades de votar matéria daquela importância.

Apresento aqui meu voto de sincero pesar à Bancada de Pernambuco, aos pernambucanos, à Dª Ilse Chaves Fiuza, sua esposa, a seus filhos Elizabeth, Maria Tereza, Ricardo e Roberto e deixar aqui o meu mais profundo voto de pesar.

Finalizo, Sr. Presidente, dizendo que o Fiuza deixará entre nós a saudade da boa convivência e, acima de tudo, do homem público que se dedicou a uma causa nobre que é defender o Nordeste.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/12/2005 - Página 43991