Discurso durante a 222ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do editorial do jornal Folha de S.Paulo, edição do dia 4 de dezembro do corrente, intitulado "Fora da curva".

Autor
Reginaldo Duarte (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/CE)
Nome completo: José Reginaldo Duarte
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Registro do editorial do jornal Folha de S.Paulo, edição do dia 4 de dezembro do corrente, intitulado "Fora da curva".
Publicação
Publicação no DSF de 14/12/2005 - Página 44482
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), IMPUTAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, RESPONSABILIDADE, REDUÇÃO, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), REGISTRO, INEFICACIA, COMPARAÇÃO, CRESCIMENTO ECONOMICO, CONTEXTO, AMBITO INTERNACIONAL.

O SR. REGINALDO DUARTE (PSDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, neste momento, para registrar o editorial da Folha de S.Paulo do último dia 4 de dezembro do corrente, intitulado “Fora da curva”.

O editorial trata da forte queda do PIB, no terceiro trimestre deste ano, e mostra que a Área Econômica do Governo “elegeu” dois culpados por esse resultado negativo: a crise política e a metodologia de mensuração do PIB empregada pelo IBGE.

Segundo o editorial, a crise política “por certo contribuiu para alimentar incertezas já presentes na economia, mas não é demais lembrar dois aspectos. A crise não se encerrou e o Governo não pode se considerar apenas uma vítima, já que o escândalo se originou de suas próprias hostes”. Ainda segundo o editorial, a queda no PIB seria apenas um recuo estatístico ou, conforme o argumento oficial, “apenas um ponto fora da curva numa trajetória de crescimento contínuo”.

O editorial conclui que “numa conjuntura em que a economia global cresce vigorosamente e os demais países emergentes tiram grande proveito dessa realidade, o Brasil continua a ficar para trás. O verdadeiro ponto fora da curva é o fraquíssimo desempenho do Brasil num contexto global de grande dinamismo”.

Sr. Presidente, para concluir, requeiro que o referido editorial seja considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR REGINALDO DUARTE EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Fora da curva”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/12/2005 - Página 44482