Discurso durante a 225ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem a Oscar Niemeyer, que hoje completa noventa e oito anos. Registro de encontro de Dom Luiz Flávio Cappio com o Presidente Lula.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Homenagem a Oscar Niemeyer, que hoje completa noventa e oito anos. Registro de encontro de Dom Luiz Flávio Cappio com o Presidente Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2005 - Página 45046
Assunto
Outros > HOMENAGEM. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, OSCAR NIEMEYER, ARQUITETO, CONSTRUÇÃO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF).
  • ANUNCIO, ENCONTRO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RECEBIMENTO, AUTORIDADE RELIGIOSA, IGREJA CATOLICA, SUSPENSÃO, GREVE, FOME, IMPEDIMENTO, EXECUÇÃO, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, ANTERIORIDADE, DISCUSSÃO, POPULAÇÃO.
  • ELOGIO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL, MANUTENÇÃO, COMPROMISSO, BUSCA, DIALOGO, IMPLEMENTAÇÃO, PLANO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, BENEFICIO, POPULAÇÃO, BAIXA RENDA, REGIÃO NORDESTE.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Serys Slhessarenko, agradeço muito a gentileza dos Senadores Ramez Tebet e Valdir Raupp.

Srª Presidente, primeiro, neste Senado tão bonito, quero homenagear Oscar Niemayer, que completa hoje 98 anos e que nos brindou, a todos os brasileiros, com as suas concepções arquitetônicas formidáveis, a começar pelo Congresso Nacional e por este Senado tão belo.

Quero comunicar também, Srª Presidente, um acontecimento de extraordinária relevância que se dará às 17 horas e 30 minutos de hoje, quando o Presidente Lula receberá o Frei Dom Luiz Flávio Cappio, que, no dia 6 de outubro último, interrompeu a sua greve de fome, realizada na capelinha de São Sebastião, em Cabrobó, quando disse, por meio de uma carta de acordo:

Que todos tenham vida

Em nome de Jesus Ressuscitado, que vence a morte pela vida plena, faço saber a todos que:

Considerando um gesto de grandeza do Senhor Presidente e dar continuidade ao diálogo na fase anterior ao início da possível execução das obras de transposição de águas do rio São Francisco;

Considerando o empenho do Governo no projeto de revitalização;

Considerando que o tempo para o diálogo deve ser suficiente para permitir uma ampla discussão participativa, verdadeira e transparente, para que se chegue a um plano de desenvolvimento sustentável baseado na convivência com todo o semi-árido, para o bem de sua população, priorizando os mais pobres;

Considerando que através desse amplo debate cheguemos a soluções que promovam a união e a concórdia para o povo brasileiro, especialmente para os irmãos e irmãs dos semi-áridos, declaro...

Ele, então, declarou que ficava suspenso o seu jejum em favor da vida, agradecendo de coração todas e todos que, das mais variadas formas, manifestaram a sua solidariedade.

E termina sua carta dizendo: “Que São Francisco, padroeiro do rio de seu nome, abençoe todos nós, especialmente o povo de seu rio”, assim disse Dom Frei Luiz Flávio Cappio.

O Presidente Lula, mantendo o seu compromisso, e juntamente com o Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, a quem convidou para participar do evento, estará presente nesse encontro.

Srª Presidente, peço as bênçãos de Deus para que esse encontro tenha um significado muito especial: que seja o início de um grande debate, solicitado por Dom Luiz Flávio Cappio, para que todos os brasileiros, especialmente aqueles da região semi-árida, participem. Será discutida a melhor forma de utilização das águas do rio São Francisco, esse rio tão importante para a integração do Nordeste brasileiro e de toda a região do semi-árido.

As pessoas que mencionarei a seguir têm apoiado a ação de Dom Luiz Flávio Cappio, Bispo da Barra, e colaboraram na confecção da carta que entregarão ao Presidente Lula: João Suassuna, João Abner, Manoel Bonfim Ribeiro, Nancy Mangabeira Unger, Adriano Nunes, Roberto Malvezzi, Paulo Nogueira Batista Júnior e tantos outros, que têm salientado a importância de se pensar muito bem a respeito desse investimento, que será da ordem de 4 bilhões e meio. 

Será que as águas desviadas não estariam passando longe demais da maioria da população rural do semi-árido? Será que o custo do transporte da água não será excepcionalmente alto? Será que, realmente, esse déficit hídrico, nos Estados beneficiados, justificam aquele gasto? O importante é se examinar a melhor forma de se distribuir a água e de bem gestioná-la.

Portanto, Srª Presidente, quero, aqui, transmitir toda energia e força a esse abençoado encontro de logo mais. 

Que São Francisco esteja dando toda força para que o diálogo entre o Presidente Lula, o Ministro Ciro Gomes e Dom Luiz Flávio Cappio seja o mais produtivo possível.

Muito obrigado.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2005 - Página 45046