Discurso durante a 225ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a matéria intitulada "Julgamento do passado", publicada na revista Época, edição de 5 de dezembro corrente.

Autor
Antero Paes de Barros (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MT)
Nome completo: Antero Paes de Barros Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).:
  • Comentários sobre a matéria intitulada "Julgamento do passado", publicada na revista Época, edição de 5 de dezembro corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2005 - Página 45385
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, EPOCA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), OPINIÃO, PARTICIPANTE, CONGRESSO, UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE), PERIODO, REGIME MILITAR, CONFIRMAÇÃO, ALTERAÇÃO, CONDUTA, JOSE DIRCEU, EX-DEPUTADO, RESULTADO, CASSAÇÃO, MANDATO PARLAMENTAR, ARTICULAÇÃO, PAGAMENTO, MESADA, CONGRESSISTA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), TRABALHO, INVESTIGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), DESCOBERTA, NOME, OPERADOR, IRREGULARIDADE, RECEBIMENTO, RECURSOS FINANCEIROS.

O SR. ANTERO PAES DE BARROS (PSDB - MT. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho à tribuna para comentar a matéria intitulada “Julgamento do passado”, publicada na revista Época em sua edição de 5 de dezembro do corrente.

            A matéria recorda a eleição que aconteceria no XXX Congresso Nacional da UNE, em outubro de 1968, e que tinha como principal candidato à presidência da entidade o ex-deputado José Dirceu. O encontro terminou com a chegada dos policiais do Dops, que prenderam e ficharam todos os participantes do evento. A revista Época conversou com alguns dos estudantes fichados na mesma folha que o ex-deputado e perguntou o que eles achavam da cassação de José Dirceu. “Ele sofreu uma metamorfose. Não sei mais se o que ele pregava era uma farsa ou se ele se prostituiu durante a jornada”, comentou o preso 1.265, Serafim da Silva, representante do curso de Odontologia da UERJ naquele Congresso. Cid Queiroz Benjamim, o preso número 1.270, afirmou: “Ainda que não tenha havido mensalão, o governo Lula subornou deputados e Zé era o coordenador”.

            Sr. Presidente, desejo também registrar a matéria intitulada “Surge o elo perdido”, publicada na revista Época em sua edição de 5 de dezembro do corrente.

            A matéria trata das investigações que estão sendo promovidas pela CPMI dos Correios nos fundos de pensão de empresas estatais e suas conexões com o mensalão. A última descoberta envolve o nome do operador de mercado José Carlos Batista, suposto sócio da empresa Guaranhuns. Segundo a matéria, “nos últimos cinco anos, Batista teve ganhos superiores a R$10 milhões em negócios de cartas marcadas: o fundo sempre perdia para quatro corretoras, que depois repassavam o lucro a Batista”.

            Sr. Presidente, para que conste dos Anais do Senado Federal, requeiro que as matérias acima citadas sejam consideradas como parte integrante deste pronunciamento.

            Era o que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ANTERO PAES DE BARROS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“Julgamento do passado”; Época.

“Surge o elo perdido”, Época.

 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2005 - Página 45385