Pronunciamento de Leonel Pavan em 15/12/2005
Discurso durante a 225ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários sobre o artigo intitulado "O golpismo vem do PT", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 13 de dezembro corrente.
- Autor
- Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
- Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
POLITICA EXTERNA.:
- Comentários sobre o artigo intitulado "O golpismo vem do PT", publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 13 de dezembro corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/12/2005 - Página 45397
- Assunto
- Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. POLITICA EXTERNA.
- Indexação
-
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CONFLITO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), GOVERNO FEDERAL, DIREÇÃO, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), LEVANTAMENTO, EXCESSO, GASTOS PUBLICOS, GOVERNO BRASILEIRO, EMBAIXADA DO BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, AMERICA DO SUL.
O SR. LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para comentar artigo intitulado “O golpismo vem do PT”, publicado no jornal O Estado de S. Paulo do último dia 13 de dezembro do corrente.
O artigo destaca que o próprio PT está condenando a política econômica do governo Lula. “A cúpula do PT partiu para o confronto aberto com o companheiro Antonio Palocci, dando uma intensidade sem precedentes ao cada vez mais impropriamente chamado fogo amigo”. Isso aconteceu apenas um dia após o presidente ter acusado a oposição de tentar “fazer golpismo”. Agora, o presidente pode ver quem são os verdadeiros golpistas.
Por fim, Sr. Presidente, requeiro que o referido artigo passe a integrar esse pronunciamento, a fim de que conste dos Anais do Senado Federal.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para fazer o registro da matéria intitulada “No terceiro mundo”, publicada na revista Veja em sua edição de 14 de dezembro do corrente.
A matéria mostra que “a diplomacia brasileira não tem sido terceiro-mundista só no discurso - é no bolso também”. Segundo a matéria, um levantamento dos gastos das 97 embaixadas e 47 missões diplomáticas do Brasil pelo mundo mostra que, no governo de Lula, a maior quantia de dinheiro vai mesmo para os países do Hemisfério Sul. Entre as cinco embaixadas em que houve o maior crescimento de gastos com “obras e eventos” em 2004, quatro ficam nas redondezas: Chile, Cabo Verde, Bolívia e Uruguai. “Nem sempre os gastos têm lógica”.
Para que conste dos Anais do Senado da República, requeiro, Sr. Presidente, que a matéria acima citada passe a integrar este pronunciamento.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LEONEL PAVAN EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“O golpismo vem do PT.”
“No terceiro mundo.”