Pronunciamento de João Batista Motta em 15/12/2005
Discurso durante a 225ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da matéria intitulada "Viagem ao circo de Chávez", publicada pela revista Veja, edição de 14 de dezembro corrente.
- Autor
- João Batista Motta (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
- Nome completo: João Baptista da Motta
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA INTERNACIONAL.
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
- Registro da matéria intitulada "Viagem ao circo de Chávez", publicada pela revista Veja, edição de 14 de dezembro corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 16/12/2005 - Página 45401
- Assunto
- Outros > POLITICA INTERNACIONAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, FALTA, DEMOCRACIA, GOVERNO ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA.
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), DENUNCIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), REMESSA, RECURSOS FINANCEIROS, DESVIO, CAMPANHA ELEITORAL, EMPRESA PRIVADA, FAMILIA, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA.
O SR. JOÃO BATISTA MOTTA (PSDB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da matéria encomendada pela revista Veja, ao jornalista Diogo Schel e ao fotógrafo Paulo Vitale, sobre a tirania de Hugo Chávez, presidente da Venezuela.
A matéria mostra o abatimento dos eleitores com a democracia representativa da Venezuela. “As pessoas não votaram por não acreditar mais no processo eleitoral, mas principalmente por medo da perseguição do governo”, diz Schel.
Para se ter uma idéia de como funciona a Venezuela, hoje, o Ministério Público é encarregado de processar os adversários políticos ou qualquer um que se manifeste contra Chávez. Com o dinheiro do petróleo, Chávez montou uma rede de supermercados a preços subsidiados, hoje a maior do país. O resultado foi uma quebradeira geral de pequenas e médias empresas, sem condições de competir com o governo.
“Cháves está destruindo a economia de mercado, a democracia e a justiça venevuelanas”. E finaliza: “Por enquanto, o mundo o ignora. Quando acordar, pode ser tarde demais”.
Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para requerer que a referida matéria seja considerada como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, passe a integrar os Anais do Senado Federal.
Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o segundo assunto é para fazer o registro do editorial intitulado “O partido da peta”, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 8 de dezembro do corrente.
O editorial se refere à informação de que o PT teria pago, com seus conhecidos “recursos não contabilizados”, R$1 milhão à tecelagem Coteminas, empresa da família do vice-presidente José Alencar.
Segundo o editorial, “O PT se parece com as matrioshkas - as tradicionais bonecas russas que se abrem para revelar outras idênticas, uma menor do que a outra. Só que no caso do partido da lambança o que se tem é uma embromação dentro da outra. Petista é o partido da peta”.
Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para requerer que o referido editorial seja considerado como parte integrante deste pronunciamento para que, assim, passe a integrar os Anais do Senado Federal.
************************************************************************************************
DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JOÃO BATISTA MOTTA EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
************************************************************************************************
Matérias referidas:
“Viagem ao circo de Chávez.”
“O partido da peta.”