Pronunciamento de Heloísa Helena em 17/01/2006
Discurso durante a 2ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Parabeniza a iniciativa do Senador Antero Paes de Barros de concessão do título de Professor Honoris Causa da Universidade do Legislativo - UNILEGIS ao Senador Ramez Tebet.
- Autor
- Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
- Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Parabeniza a iniciativa do Senador Antero Paes de Barros de concessão do título de Professor Honoris Causa da Universidade do Legislativo - UNILEGIS ao Senador Ramez Tebet.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/01/2006 - Página 562
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- APOIO, REQUERIMENTO, HOMENAGEM, RAMEZ TEBET, SENADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, CONCESSÃO HONORIFICA, PROFESSOR, UNIVERSIDADE, LEGISLATIVO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, já tive a oportunidade de falar sobre o Ecade hoje à tarde, assim como outros Senadores.
Pedi a palavra, como a Senadora Patrícia, para fazer a minha homenagem ao Senador Ramez Tebet. Em um dos momentos mais difíceis que vivemos, em relação até aos conceitos de democracia interna, partidária, o Senador Ramez Tebet, sem conversar conosco, sem discutir, sem fazer firula política em relação ao assunto, escreveu um belíssimo artigo tratando do respeito à individualidade e da democracia partidária. No entanto, não é por isso que considero extremamente importante a homenagem do Senador Antero Paes de Barros. Como bem disse S. Exª, formalmente essa iniciativa foi sua, mas, especialmente, foi da direção e de todos os servidores da Unilegis.
Senador Ramez Tebet, quero que V. Exª saiba de uma coisa que, para mim, é muito especial, muito preciosa. Eu aprendo a admirar as personalidades públicas não apenas pela competência, pela sensibilidade e pelos postos que ocupam - às vezes, muito pelo contrário.
O que admiro em V. Exª, e faço questão de dizê-lo, é que os postos que ocupou, as cadeiras em que se sentou e a caneta que teve na mão em momentos importantes da vida política como o que vivemos aqui não foram capazes de mudá-lo. Já vi, conheço e vivenciei o quanto os postos, os cargos, os espaços importantes de poder, seja no Congresso Nacional, seja no Palácio do Planalto ou em outras instâncias de decisão política, são capazes não de mudar as pessoas, mas de mostrar o que são na alma e no coração.
Em todos os anos em que convivemos, independentemente dos postos que ocupava, V. Exª foi o mesmo Senador Ramez Tebet, a mesma pessoa.
Como aprendi, ao longo de minha vida, que o poder não muda as pessoas mas revela o que são de fato na alma e no coração, quero deixar registrados a minha admiração e o meu carinho por V. Exª. Eu já vi, não pelas palavras, pelos gestos ou pelos discursos, mas na realidade objetiva, quem V. Exª é na alma e no coração.
Portanto, parabéns ao Senador Antero Paes de Barros e a todos os servidores da Casa que foram parte dessa homenagem.
De uma forma muito especial, do coração da Heloísa, não da Senadora ou da militante, mas da mulher, simples, mãe, trabalhadora, às vezes agressiva, às vezes ternura, deixo a minha homenagem a você, Ramez, nosso Senador Ramez Tebet, que teve a oportunidade de revelar o que realmente é, mesmo ocupando espaços importantes de poder, que mudam as pessoas de uma forma como nunca imaginei, ao longo da vida, que pudessem fazer.
Um beijo para V. Exª, meu carinho e a minha admiração.