Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Parabeniza a iniciativa do Senador Antero Paes de Barros de concessão do título de Professor Honoris Causa da Universidade do Legislativo - UNILEGIS ao Senador Ramez Tebet.

Autor
Eduardo Siqueira Campos (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: José Eduardo Siqueira Campos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Parabeniza a iniciativa do Senador Antero Paes de Barros de concessão do título de Professor Honoris Causa da Universidade do Legislativo - UNILEGIS ao Senador Ramez Tebet.
Publicação
Publicação no DSF de 18/01/2006 - Página 563
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • APOIO, REQUERIMENTO, HOMENAGEM, RAMEZ TEBET, SENADOR, EX PRESIDENTE, SENADO, CONCESSÃO HONORIFICA, PROFESSOR, UNIVERSIDADE, LEGISLATIVO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS (PSDB - TO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Tião Viana, meus nobres Pares e meu querido Senador Ramez Tebet, V. Exª hoje está condenado. Está condenado a ouvir, de todos os seus Pares, de todos aqueles que estão no plenário e de todo o País que assiste à TV Senado, tudo aquilo que sentimos e pensamos sobre a personalidade de V. Exª, sobre o que V. Exª representa para este Poder, para todos que convivemos com V. Exª enquanto representantes dos nossos Estados.

Sei, Senador Ramez Tebet, que já por várias vezes V. Exª lacrimejou e se emocionou. Como cada um de nós vai trazer um depoimento para que seja esta realmente uma tarde em que o Senado registre a admiração por V. Exª, eu o faço de uma forma muito especial, tendo sido signatário do requerimento - e já parabenizo o Senador Antero Paes de Barros pela iniciativa -, que, junto com esta Casa, todos nós, contém a assinatura dos funcionários. E quem conhece V. Exª sabe que quão mais humilde for o funcionário que tiver assinado este requerimento mais valoroso será receber a homenagem que representa a investidura no título de Professor Honoris Causa da nossa Unilegis.

Mas quero dizer, Senador Ramez Tebet, que, dentre as missões políticas que cumprimos na vida, na campanha de 2002, uma vez que não era candidato, uma vez que as eleições no meu Estado se encerraram no primeiro turno, fui finalizar a campanha no Estado de V. Exª. Participei do último comício da candidata Marisa Serrano e também pude sentir, Senador Ramez Tebet, o orgulho da população do seu Mato Grosso do Sul em ter um filho ilustre como Presidente do Senado da República, como Presidente do Congresso Nacional.

E pude mais, Senador Ramez Tebet: eu fui recebido na Casa de V. Exª com o carinho de D. Fairte. Pude participar do convívio familiar, conversar. Quero aqui estender esta homenagem à D. Fairte Nassar Tebet, à Eduarda Nassar Tebet, ao Ramez Nassar Tebet, ao Rodrigo Nassar Tebet e a nossa prefeita Simone Nassar Tebet, da cidade de V. Exª, Três Lagoas.

Portanto, Senador Ramez Tebet, sei que vários serão os depoimentos, mas eu, que pude aprender com a simplicidade de V. Exª, com o aconselhamento daquele que pega no braço, dá atenção, senta, aconselha e que é um homem transparente, puro, um dos melhores valores que este País tem na vida publica.

V. Exª recebeu todas essas homenagens enquanto Presidente da Casa, mas disse bem a Senadora Heloísa Helena: “o poder não transforma, apenas revela o que é o ser humano”.

V. Exª passou pela Presidência desta Casa, sempre foi e continua sendo um homem simples. Ocupou todos os cargos importantes que pode ocupar um homem público e é motivo de muito orgulho para todos nós.

Eu, que estava inscrito hoje - e pediram-me dois prefeitos do Tocantins que estão presentes aqui hoje, o Prefeito Nilton Franco, da cidade de Pium, e o Prefeito Antônio Luiz Bandeira Júnior, da cidade de Lajeado, que eu dissesse a V. Exª: “Olha, nós somos colegas da filha do Senador, que é Prefeita de Três Lagoas. Assim, diga ao Senador que nós que acompanhamos a TV Senado e que nos interessamos pelos debates nacionais, pela sua voz, Senador Siqueira Campos, queremos fazer chegar a S. Exª também o nosso reconhecimento”.

Não há, no Brasil, quem não reconheça em V. Exª não somente a honestidade e a transparência, mas também o grande homem público que V. Exª é.

Parabéns!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/01/2006 - Página 563