Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do acordo entre os presidentes Lula, Néstor Kirchner e Hugo Chávez, para acelerar a construção do gasoduto que sairá da Venezuela e chegará à Patagônia.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA. POLITICA ENERGETICA.:
  • Registro do acordo entre os presidentes Lula, Néstor Kirchner e Hugo Chávez, para acelerar a construção do gasoduto que sairá da Venezuela e chegará à Patagônia.
Publicação
Publicação no DSF de 24/01/2006 - Página 1546
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA. POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • APOIO, DISCURSO, MÃO SANTA, SENADOR, DEFESA, CANDIDATURA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), PRESIDENCIA DA REPUBLICA.
  • SAUDAÇÃO, ENCONTRO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, BRASIL, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, VENEZUELA, ARGENTINA, ACORDO, CONSTRUÇÃO, GASODUTO, AVALIAÇÃO, VANTAGENS, ALTERAÇÃO, MATRIZ ENERGETICA, ESTADO DE RORAIMA (RR), SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), FOLHA DE S.PAULO, INTERNET, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, antes de entrar no assunto específico, quero apenas registrar e agradecer as palavras do Senador Mão Santa dizendo que efetivamente o PMDB busca uma candidatura própria, que possa unir o Partido e fazer com que ele ocupe o seu real espaço na política brasileira.

Sr. Presidente, pedi a palavra para fazer um registro extremamente importante para o Brasil, para a Amazônia e para o meu Estado, Roraima. O registro é exatamente acerca do acordo e do encontro da semana passada em que o Presidente Lula, o Presidente Hugo Chávez e o Presidente Néstor Kirchner, na Argentina, decidiram acelerar o andamento do projeto para construção do gasoduto que deverá sair da Venezuela e chegar até a Patagônia, na Argentina.

Essa é uma obra com o custo de mais de US$ 17bilhões, uma obra que terá mais de 8 mil quilômetros, é uma obra que visa interligar o sistema energético da América do Sul.

Sem dúvida nenhuma, essa construção e esse entendimento são extremamente importantes para o futuro do nosso continente, para o futuro da economia desses Países. Além de chegar até a Argentina, o gasoduto deverá chegar até o Uruguai. Portanto, praticamente todo o Brasil seria cortado por um gasoduto, que começaria em Porto Ordaz, na Venezuela, perpassaria todo o Estado de Roraima e, portanto, mudaria a matriz energética do nosso Estado dando condição de ter uma energia barata, não-poluente e, portanto, extremamente bem-vinda, principalmente em nossa Amazônia. Depois, o gasoduto vai a Oriximiná no Pará, ao Amapá com a ramificação, ao Maranhão, ao Ceará, ao Piauí, a Tocantins, a Goiás, a São Paulo, ao Paraná, a Santa Catarina, ao Rio Grande do Sul chegando ao Uruguai, a Buenos Aires e à Patagônia.

Quero aqui registrar e aplaudir a iniciativa dos Presidentes que efetivamente fecharam acordo e estabeleceram que até julho o projeto desse gasoduto esteja pronto. Sem dúvida nenhuma, vamos torcer por esse projeto e vamos acompanhar o desenvolvimento dele. No Senado Federal, estaremos atentos, a fim de colaborar com essa iniciativa, que visa ao desenvolvimento do continente como um todo, fazendo com que o gás que é abundante na Venezuela se some ao gás que é abundante na Bolívia e possa montar essa matriz energética não-poluente impulsionando a economia dos países da América do Sul.

Fica aqui, portanto, o aplauso ao acordo e o apelo para que o Ministro das Minas e Energia, Silas Rondon, que representa o Governo brasileiro nesse entendimento, o Presidente da Eletrobrás e também a Ministra Dilma Roussef que tem toda a condição de coordenar essas ações para que implementem rapidamente os estudos e os projetos e possamos, em curto espaço de tempo, instalar o primeiro ramal no Estado de Roraima, trazendo gás barato e não poluente da Venezuela para toda a América do Sul.

Agradeço, Sr. Presidente, a oportunidade e peço a transcrição das matérias: “Gasoduto sai do Papel”, do Jornal do Brasil; “Lula, Kirchner e Chávez discutem construção de gasoduto”, da Folha Online; e “Presidentes vão acelerar o gasoduto da região”, do jornal O Globo.

Muito obrigado.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SENADOR ROMERO JUCÁ EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I, § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matérias referidas:

1.Gasoduto sai do Papel (Jornal do Brasil);

2. Lula, Kirchner e Chávez discutem construção de gasoduto (Folhaonline);

3. Presidentes vão acelerar o gasoduto da região” (O Globo)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/01/2006 - Página 1546