Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Ministro Carlos Velloso que se aposenta compulsoriamente do Supremo Tribunal Federal.

Autor
Wellington Salgado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Wellington Salgado de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Ministro Carlos Velloso que se aposenta compulsoriamente do Supremo Tribunal Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 20/01/2006 - Página 1138
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, CARLOS VELLOSO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), PRESIDENTE, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), MOTIVO, APOSENTADORIA COMPULSORIA.
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, SENADOR, MINISTRO DE ESTADO, NOMEAÇÃO, CIDADÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), OCUPAÇÃO, VAGA, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, queria também participar deste momento de homenagem ao Ministro Velloso, mas queria fazer uma observação: Minas sempre representou o equilíbrio no Brasil entre a grande força que é São Paulo e o restante do País. O Ministro Maurício Corrêa aposentou-se, e não foi colocado um mineiro em seu lugar. Agora o Ministro Velloso também vai embora do Supremo. Eu queria pedir o apoio dos Senadores de Minas, do Senador Azeredo, que está ao meu lado, do Senador Aelton e também do Ministro Márcio Thomaz Bastos, do Presidente Lula, para que nomeie para a vaga do Ministro Velloso um mineiro, para continuar esse equilíbrio na Nação, o que é muito importante.

Um exemplo claro desse jeito mineiro de ser é agora a posição, nessa confusão que está ocorrendo com os paulistas, do Governador Aécio Neves, que vai calmamente conduzindo a situação.

É muito importante que o Ministro Márcio Thomaz Bastos, um grande conselheiro do Presidente, tenha uma atenção especial para que seja nomeado para a vaga deixada pelo Ministro Carlos Velloso um mineiro ou uma mineira, porque nós temos condições. Temos um grupo muito bom, Senador Eduardo Azeredo, que pode representar Minas e para não deixar que, mais uma vez, nosso Estado perca espaço, como ocorreu com a vaga do Ministro Maurício Corrêa, para a qual não foi nomeado outro mineiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/01/2006 - Página 1138