Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Destaque para o aniversário da cidade de São Paulo, que transcorre hoje. Relato de participação na delegação brasileira à posse do Presidente Evo Morales, da Bolívia.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.:
  • Destaque para o aniversário da cidade de São Paulo, que transcorre hoje. Relato de participação na delegação brasileira à posse do Presidente Evo Morales, da Bolívia.
Publicação
Publicação no DSF de 26/01/2006 - Página 1857
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CUMPRIMENTO, POPULAÇÃO, ELOGIO, INTEGRAÇÃO, EMIGRANTE.
  • RELATORIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DELEGAÇÃO, OBSERVAÇÃO, POSSE, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, DISCURSO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA, ELOGIO, RETORNO, DEMOCRACIA, REPRESENTAÇÃO, POPULAÇÃO, INDIO, DIRETRIZ, INTEGRAÇÃO, AMERICA LATINA.
  • REGISTRO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, APOIO, PAIS ESTRANGEIRO, BOLIVIA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Romeu Tuma, assim como V. Exª, o Senador Aloizio Mercadante e outros Srs. Senadores, inclusive Ramez Tebet, que expressaram aqui seu júbilo pelo aniversário de nossa cidade, de São Paulo, cumprimento também todos os paulistanos e todos aqueles que contribuíram para que a cidade de São Paulo seja essa maravilha de conglomerado humano. É uma cidade de todos os povos do mundo, de pessoas que vieram dos cinco continentes e para lá continuam a ir enriquecer. A maior riqueza da cidade de São Paulo é, sobretudo, o ser humano que ali está. São as pessoas, os negros, os brancos, os amarelos, os vermelhos, os mestiços de todas as raças e origens, que ali se encontram e trazem o seu conhecimento arquitetônico, cultural, artístico, musical; dos grandes poetas, como Mário de Andrade, Guilherme de Almeida, as pessoas que, como Adoniran Barbosa, sabem cantar as coisas bonitas de nossa cidade.

Ali, os parques, como Ibirapuera, Vila Lobos, Carmo, Piqueri e tantos outros, que ainda são poucos para a vontade dos paulistanos de ter os seus momentos de caminhada, de se encontrarem, de lazer embaixo das árvores, ouvindo os pássaros, os animais, que também são parte de nossa cidade.

Senador Romeu Tuma, acho importante que São Paulo possa ser a cidade onde se abrigam os que vêm do Piauí, terra do Senador Mão Santa, que a toda hora nos visita; os que vêm do Maranhão, de Alagoas, de todo o Nordeste, de todos os Estados do Brasil, para lá interagirmos e produzirmos coisas tão significativas para o bem do povo brasileiro e do mundo, na medida em que São Paulo exporta bens e serviços para todo o mundo.

Sr. Presidente, registro ainda que, designado pelo Presidente Renan Calheiros, tive a honra de participar da delegação que acompanhou o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último domingo, à posse do Presidente da Bolívia, Evo Morales Ayma, e do Vice-Presidente Alvaro García Linera, que, inclusive, fez um discurso de extraordinária relevância durante a cerimônia de posse. Representou algo de extraordinária significação, uma vez que obteve 53,74% dos votos no primeiro turno, pois a Bolívia, depois de uma seqüência de presidentes que tiveram mandatos curtos e, por vezes, até entremeados de golpes de Estado, volta a ter uma experiência democrática notável, admirada por todos os povos da América Latina e amantes do progresso e da paz.

Cumprimento o Presidente Lula pela sua firme palavra e atuação junto ao Presidente Evo Morales, que agradeceu de público, na sua posse, os conselhos, recomendações e atitudes de amizade e apoio do Presidente Lula e do Ministro Celso Amorim.

O Presidente Lula, ali, no diálogo conosco, na residência do Embaixador Antonino Mena Gonçalves, a cuja atenção muito agradeço, explicou-nos como pretende ajudar a Bolívia já nos primeiros dias do Governo Evo Morales, para que seja muito bem sucedida sua administração.

Avalio como muito importante que o Presidente Evo Morales tenha ressaltado a vontade de se integrar mais com os países da América Latina e, sobretudo, o Brasil e os países vizinhos, os países do Mercosul.

            Os povos indígenas, que são a maioria da população...

(Interrupção do som.)

O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - Senador Eduardo Suplicy, concedo mais dois minutos a V. Exª.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Os povos indígenas, que são a maioria da população boliviana, 62% de aymaras, quechuas, mojeños, chipayas, muratos e guaraníes, historicamente têm sido marginalizados, humilhados, odiados, depreciados, condenados à extinção. “É a história nossa”, disse Evo Morales. “Esses povos jamais foram reconhecidos como seres humanos, sendo que esses povos são donos absolutos desta nobre terra e de seus recursos naturais”.

Ressalto o espírito de reconciliação, de abertura, de não-vingança por parte do Presidente Evo Morales, que, com todos aqueles que têm diferenças com ele, abriu a possibilidade de um diálogo construtivo, inclusive com o governo dos Estados Unidos da América, que tantas vezes, por seus porta-vozes, o criticou. Então, desejo aqui todo o sucesso ao Governo de Evo Morales, da Bolívia.

Sr. Presidente, permita-me requerer seja transcrita a fala de posse do Presidente Evo Morales. 
**********************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do inciso I e § 2º do art. 210 do Regimento Interno.)

**********************************************************************************************

Matéria referida:

“Discurso de posse do Presidente Evo Morales.” 
O SR. PRESIDENTE (Tião Viana. Bloco/PT - AC) - V. Exª será atendido na forma do Regimento sobre a transcrição do discurso do Presidente Evo Morales.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Se a Taquigrafia puder traduzi-lo para o português, porque está no original em espanhol.

O


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/01/2006 - Página 1857