Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Ministro Carlos Velloso que se aposenta compulsoriamente do STF.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.:
  • Homenagem ao Ministro Carlos Velloso que se aposenta compulsoriamente do STF.
Publicação
Publicação no DSF de 20/01/2006 - Página 1140
Assunto
Outros > HOMENAGEM. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
Indexação
  • HOMENAGEM, CARLOS VELLOSO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), PRESIDENTE, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), MOTIVO, APOSENTADORIA COMPULSORIA, ELOGIO, SUGESTÃO, MELHORIA, PROCESSO ELEITORAL, ESPECIFICAÇÃO, CONTROLE, UTILIZAÇÃO, RECURSOS, CAMPANHA ELEITORAL, PARTIDO POLITICO.
  • APOIO, AGILIZAÇÃO, APROVAÇÃO, AUMENTO, LIMITE DE IDADE, APOSENTADORIA COMPULSORIA.
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), ENTREVISTA, CARLOS VELLOSO, MINISTRO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero juntar-me a esta homenagem ao Ministro Carlos Velloso, Presidente do Superior Tribunal Eleitoral, que vem dando uma contribuição muito significativa.

Cumprimento o Ministro Carlos Velloso pelas medidas que propõe como forma de caracterizar mais bem o controle dos usos de recursos para as campanhas eleitorais por meio da administração desses recursos pelos partidos políticos, inclusive levando em conta o espírito do que foi votado pelo Senado Federal de se obrigar os partidos políticos, os candidatos a registrarem todas as contribuições, as respectivas fontes e despesas, para se evitar aquilo que tem sido denominado caixa dois - recursos não contabilizados para as campanhas políticas. Considero as sugestões do Ministro Carlos Velloso muito adequadas.

Externo também o meu apoio a que venhamos a modificar, o mais rapidamente possível, a obrigatoriedade da aposentadoria aos 70 anos. O Ministro Carlos Velloso é um exemplo de como uma pessoa nessa idade tem extrema lucidez, experiência, conhecimento jurídico. A prova disso está nas entrevistas que dá, como essa de hoje ao Correio Braziliense. Requeiro, Sr. Presidente, que seja transcrita nesta sessão a entrevista do Presidente Carlos Velloso ao Correio Braziliense.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/01/2006 - Página 1140