Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Manifestação sobre a CPMI dos Correios.

Autor
Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).:
  • Manifestação sobre a CPMI dos Correios.
Publicação
Publicação no DSF de 02/02/2006 - Página 2749
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT).
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO, EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELEGRAFOS (ECT), CONTINUAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), MESADA, QUEBRA, SIGILO BANCARIO, SIGILO, NATUREZA FISCAL, TELEFONE, CONGRESSISTA, ACUSADO, RECEBIMENTO, PROPINA.

            A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Pode ser, Sr. Presidente, mas não vou questionar o andamento dos trabalhos, que é como o Regimento estabelece a palavra pela ordem, mas se está concedida a palavra, falarei.

            Quero fazer uma comunicação e um apelo, já que se tratou dos assuntos relacionados ao mensalão. Sei das dificuldades do Senador Delcídio em tentar compatibilizar a estrutura de trabalho. O mesmo ocorre com o Deputado Osmar Serraglio. Tem sido muito difícil analisar, na CPMI dos Correios, o emaranhado, os tentáculos gigantescos que foram montados, estabelecidos, em toda a máquina pública, que tinha desde fraude a processo de instrução de edital de licitação a fraude no processo licitatório e nos aditivos contratuais. Já está mais do que provado que existiu o mensalão. Entretanto, nem o Congresso, nem o povo brasileiro sabem quais os beneficiários do esquema fraudulento, denominado mensalão, ou qualquer outro nome igualmente putrefato que a ele seja dado. E é nesse sentido que nós fizemos um apelo para que a CPMI dos Correios assuma as prerrogativas que foram aniquiladas pela promiscuidade Palácio do Planalto/Congresso Nacional, que impediu a prorrogação da CPMI do Mensalão. Nós apresentamos vários requerimentos para a quebra de sigilos bancário, fiscal e telefônico dos beneficiários iniciais do mensalão, para que o povo brasileiro realmente possa conhecer todos os beneficiários, sejam Senadores ou Deputados, envolvidos no esquema do mensalão, e isso só poderá acontecer com a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico.

            Então, é o apelo que fazemos aos líderes partidários.

            Amanhã, haverá uma reunião administrativa da CPMI dos Correios e é essencial que essa CPMI assuma - repito - as prerrogativas de investigação do mensalão, que foram aniquiladas, soterradas, com o impedimento de prorrogação da CPMI do Mensalão.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/02/2006 - Página 2749