Fala da Presidência durante a 11ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Expectativa da presença do Presidente Lula no Congresso Nacional, quando da leitura da mensagem presidencial.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
CONGRESSO NACIONAL.:
  • Expectativa da presença do Presidente Lula no Congresso Nacional, quando da leitura da mensagem presidencial.
Publicação
Publicação no DSF de 01/02/2006 - Página 2637
Assunto
Outros > CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • CONVITE, TRANSMISSÃO, TELEVISÃO, AMBITO INTERNACIONAL, VISITA, GEORGE BUSH, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PARLAMENTO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), LEITURA, MENSAGEM (MSG).
  • REITERAÇÃO, SUGESTÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, VISITA, CONGRESSO NACIONAL, LEITURA, MENSAGEM PRESIDENCIAL, ABERTURA, SESSÃO LEGISLATIVA.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, são 22h30. Eu queria aproveitar este momento para sugerir aos Senadores Heloísa Helena e Mão Santa, à Deputada Luciana Genro, a V. Exª, Senador Flexa Ribeiro, e a todos que nos ouvem, mas também ao Presidente Lula, que façam algo daqui a trinta minutos. Às 23h, acontecerá algo que tenho sugerido ao Presidente Lula fazer de maneira semelhante: será feita, pelas emissoras de televisão internacionais, a transmissão da mensagem sobre o estado da união feita pelo Presidente George Walker Bush.

Esse normalmente se constitui em momento alto da relação entre o Presidente da República e o Congresso Nacional nos Estados Unidos. O Presidente costuma trazer o seu diagnóstico sobre o estado da nação, as suas perspectivas, os seus planos de ação, avaliação que tem, inclusive, grande repercussão nos demais países do mundo. Faz referências às condições de paz ou não, de democracia ou não. Essa tem sido uma preocupação do Presidente George Walker Bush.

Eu estava em Washington no ano passado quando ocorreu essa manifestação e pude perceber o alto valor que ela tem na vida política daquele país. Sugeri ao Presidente Lula que, no próximo dia 15 de fevereiro, comparecesse para ler a sua mensagem sobre o estado do Brasil e os seus planos de ação para este ano. Seria uma oportunidade de Sua Excelência observar a relevância de o Presidente se comunicar olho no olho com os Deputados e Senadores. Fica aqui, portanto, mais uma vez, a sugestão ao Presidente Lula. Será uma boa ele aqui comparecer. Eu também costumava formular essa sugestão ao Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Ressalto que proposta de emenda à Constituição no sentido de que o Presidente realmente venha foi aprovada em primeiro turno pelo Senado. Falta ser aprovada em segundo turno e, depois, ser aprovada pela Câmara dos Deputados. Independentemente disso, o Presidente pode perfeitamente vir.

O Presidente Renan Calheiros disse que estará formulando o convite, talvez já o tenha feito. Espero, então, que, em quinze dias, tenhamos a presença do Presidente Lula no Congresso Nacional.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/02/2006 - Página 2637