Discurso durante a 15ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento da Sra. Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati e do Professor Waldir Castro Quinta.

Autor
Demóstenes Torres (PFL - Partido da Frente Liberal/GO)
Nome completo: Demóstenes Lazaro Xavier Torres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento da Sra. Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati e do Professor Waldir Castro Quinta.
Publicação
Publicação no DSF de 03/02/2006 - Página 2957
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MÃE, TASSO JEREISSATI, SENADOR, ESTADO DO CEARA (CE).
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX-DEPUTADO, PROFESSOR UNIVERSITARIO, EX-CHEFE, CASA CIVIL, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DE GOIAS (GO), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. DEMÓSTENES TORRES (PFL - GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria de endossar as palavras do nosso querido Senador Ramez Tebet com referência ao nosso Presidente Tasso Jereissati, homem que influencia a todos nós pela serenidade, pela capacidade. Eu queria me unir a S. Exª, neste momento de dor. Sei que o faço em nome de toda a Bancada do PFL, que expressa a S. Exª os nossos mais profundos sentimentos. Rogo a Deus que lhe dê o conforto neste momento difícil.

Srª Presidente, também estou, acredito eu, falando em nome dos goianos neste momento, para assinalar que fiz um requerimento de profundo pesar pelo falecimento do nosso querido Prof. Waldir do Espírito Santo Castro Quinta, conhecido em Goiás como Waldir Castro Quinta.

É um homem dos mais ilustres, com uma longa vida acadêmica, uma longa vida política. Faleceu ontem, deixando vários filhos e, principalmente, diversos alunos, entre os quais me incluo. Ele foi professor de Direito Constitucional. Era um homem sábio, tranqüilo, sereno. Tenho certeza até que V. Exª, Senadora Lúcia Vânia, teve mais oportunidade de convivência com ele, uma vez que ele foi Chefe da Casa Civil no Governo Henrique Santillo, e, naquela época, V. Exª já era Deputada Federal e amiga do nosso querido Waldir Castro Quinta.

Ele foi interventor em Goiás, Deputado Federal, Estadual, um dos fundadores do Tribunal de Contas do Estado de Goiás; por oito vezes, foi Presidente daquela Casa, deixando um exemplo de serenidade, de vida pública austera a ser seguida.

É um exemplo de vida. Por isso, fiz questão de requerer esta moção de profundo pesar do Senado Federal. Acredito que todos nós, goianos, gostaríamos de ver essa moção aprovada.

Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/02/2006 - Página 2957