Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a decisão do Juiz Clóvis Barbosa de Siqueira de condenar ex-diretores do Banco do Brasil, por gestão temerária.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
JUDICIARIO. :
  • Comentários sobre a decisão do Juiz Clóvis Barbosa de Siqueira de condenar ex-diretores do Banco do Brasil, por gestão temerária.
Publicação
Publicação no DSF de 02/02/2006 - Página 2730
Assunto
Outros > JUDICIARIO.
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, CONSELHO NACIONAL, JUSTIÇA, INVESTIGAÇÃO, HIPOTESE, IRREGULARIDADE, ATUAÇÃO, JUIZ, PROCESSO, CONDENAÇÃO, EX-DIRETOR, BANCO DO BRASIL, ILEGALIDADE, CONCESSÃO, CREDITOS, EMPRESA, CONSTRUÇÃO CIVIL, AUSENCIA, PUNIÇÃO, PROPRIETARIO, MOTIVO, ANTERIORIDADE, DEMISSÃO, BANCO OFICIAL, POSSIBILIDADE, REPRESALIA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, está coberto de razões o Senador Arthur Virgílio ao abordar este assunto.

Evidentemente que não é intenção nem do Senador Arthur Virgílio como também não é minha intenção fazer nenhum juízo de valores, mas este é um assunto que deve ser apurado, dever ter a participação imediata do Conselho Nacional de Justiça. Afinal de contas se for verdadeiro que o Sr. Clóvis Barbosa de Siqueira, que condena, hoje, diretores do Banco do Brasil, é o mesmo que foi condenado por este Banco anos atrás a bem do serviço público e demitido, é estranhíssimo, Senador Antero Paes de Barros.

De forma que faço um apelo. A matéria escrita pelo jornalista Eumano Silva, que é um homem experiente, que tem conceito jornalístico, está fundamentada em dados e informações. Seria bom, inclusive, que o Presidente do PT, o Sr. Berzoini, se manifestasse para defender ou, quem sabe, se calar, diante de acusações feitas a companheiros seus.

Faço este reparo, Sr. Presidente, porque sei o que passam, no momento, alguns desses diretores, como, no caso, o Dr. Ximenes e Sérgio Ferreira, a quem conheço pessoalmente. Eu já disse aqui, diversas vezes, que sou oriundo de família de bancários, e essas questões me tocam em cheio exatamente por isso.

O juiz, é bom que se frise, comete um erro grave no julgamento, quando acusa gestão temerária para diretoria condenada. Ora, gestão temerária, Senador Arthur Virgílio, é quando ela comete desatinos administrativos em toda a plenitude. Aqui se vê exclusivamente o caso da Encol. Mas se for examinar o caso da Encol, vê-se que a diretoria tentou, isto sim, salvar prejuízos que já vinham de outros governos e de outras diretorias.

Faço o registro e parabenizo o Senador Arthur Virgílio pela oportunidade de trazer à tribuna matéria desta importância e relevância.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/02/2006 - Página 2730