Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar ao ex-governador do Paraná, José Hosken de Novaes.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar ao ex-governador do Paraná, José Hosken de Novaes.
Publicação
Publicação no DSF de 02/02/2006 - Página 2698
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JURISTA, PROFESSOR, EX PREFEITO, EX GOVERNADOR, ESTADO DO PARANA (PR), ELOGIO, ATUAÇÃO, ETICA, VIDA PUBLICA, IMPEDIMENTO, UTILIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, CAMPANHA ELEITORAL, CUMPRIMENTO, LEGISLAÇÃO, RESPONSABILIDADE, NATUREZA FISCAL.

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, V. Exª já despachou requerimento de minha autoria com voto de pesar pelo falecimento do Dr. José Hosken de Novaes, ilustre figura do meu Estado, ex-Prefeito de Londrina e ex-Governador do Estado.

Quero, em poucas palavras, registrar essa ocorrência e lamentar profundamente o desaparecimento de uma das figuras mais dignas da atividade política do meu Estado.

José Hosken de Novaes foi um grande Prefeito. Foi, acima de tudo, um jurista brilhante, professor emérito da Universidade Estadual de Londrina e chegou a ocupar o cargo de Governador transitoriamente, substituindo o saudoso Governador Ney Braga, exatamente no período eleitoral, em que disputamos uma vaga para o Senado Federal.

O Dr. José Hosken de Novaes, no exercício do cargo de Governador, ofereceu aos paranaenses um grande exemplo, com uma postura ética imbatível. Todos, na atividade pública, sabem dos riscos que corre quem assume o governo se o seu antecessor, ao final da gestão, não tiver adotado uma postura ética na administração estadual. Hosken de Novaes ofereceu um verdadeiro presente a José Richa quando este assumiu o seu mandato de Governador, exatamente pela sua qualificação como executivo competente, mas sobretudo pela postura ética de impedir a utilização da máquina pública durante a campanha eleitoral.

Se todos os governantes fossem como foi José Hosken de Novaes, não necessitaríamos da Lei de Responsabilidade Fiscal, que foi idealizada e aprovada exatamente para coibir abusos de administradores desonestos. Eu poderia ressaltar aqui inúmeras outras virtudes do Dr. José Hosken de Novaes, mas ressalto essa qualidade, porque faz sentido, nesta hora da vida pública brasileira, oferecer mais esse grande exemplo, lamentando a perda.

Fica o exemplo de um homem público de dignidade incomparável, como foi José Hosken de Novaes.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/02/2006 - Página 2698