Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Declaração feita pelo Ministro Furlan, em Argel, sobre o presidente Lula.

Autor
Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Declaração feita pelo Ministro Furlan, em Argel, sobre o presidente Lula.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2006 - Página 3629
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, INCOERENCIA, DECLARAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIA E DO COMERCIO EXTERIOR (MDIC), DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, PAIS ESTRANGEIRO, GRÃ-BRETANHA, ABSTENÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, CONSUMO, BEBIDA ALCOOLICA.

O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Pela ordem, se V. Exª me permite.

Sr. Presidente, é cheio de constrangimento que vou ler uma declaração prestada, Senador Arthur Virgílio, pelo Ministro Furlan em Argel. A divulgação é feita pela BBC de Londres:

Lula segue dieta e não bebe há 40 dias, diz Furlan, da Argélia

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva não bebe há 40 dias, disse nesta quarta-feira o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, em Argel, a capital da Argélia.

"Ele vem seguindo à risca o regime dele, inclusive está abstêmio há cerca de 40 dias", disse Furlan, que, ao lado de outros seis ministros, acompanha Lula em um giro por quatro países africanos.

"Ele só toma coca light e a gente tem que acompanhá-lo", disse ele, rindo.

Sr. Presidente, faço questão de fazer este registro porque o Ministro que acompanha o Presidente Lula tem mais o que fazer nessas viagens internacionais. Deviam respeitar a privacidade e a intimidade do Presidente da República, principalmente quando se trata de matéria dessa natureza, que já forçou o Governo inclusive a pedir a expulsão de jornalista que atuava no Brasil.

Ora, dizer que bebe não pode, dizer que não bebe também não pode. O Sr. Furlan deve ter mais o que fazer. Tenho o maior respeito e admiração por S. Exª, é um dos Ministros que acertam. Mas S. Exª tem de cuidar da sua vida e deixar a privacidade do Presidente da República em paz. Se ele não se dá bem viajando em abstinência, que vá de avião de carreira, mas deixe o Presidente em paz, principalmente agora depois da reforma desse bar, que, diante do que estamos acabando de ver, é para refrigerante e não para bebidas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2006 - Página 3629