Pronunciamento de Arthur Virgílio em 09/02/2006
Discurso durante a 39ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Justificativas a requerimento de informação ao Ministro da Defesa sobre a viagem espacial do astronauta Marcos César Pontes.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MINISTERIO DA DEFESA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.:
- Justificativas a requerimento de informação ao Ministro da Defesa sobre a viagem espacial do astronauta Marcos César Pontes.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/02/2006 - Página 3835
- Assunto
- Outros > MINISTERIO DA DEFESA, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES.
- Indexação
-
- JUSTIFICAÇÃO, REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES, AUTORIA, ORADOR, DESTINATARIO, MINISTERIO DA DEFESA, SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, ANTECIPAÇÃO, VIAGEM, ATIVIDADE ESPECIAL, RISCOS, ASTRONAUTA, CIDADÃO, BRASIL.
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, encaminho à Mesa requerimento de informações endereçado ao Sr. Ministro da Defesa, indagando detalhes da viagem espacial do astronauta Marcos César Pontes.
Pergunto o seguinte: por que a viagem, prevista para outubro, foi antecipada para março deste ano? A antecipação foi decidida por determinação do Governo do Brasil? Essa antecipação, de sete meses, não comprometeria a integridade física do astronauta e a própria missão científica? O não cumprimento integral das etapas preparatórias do astronauta não comprometeria sua saúde? A família do astronauta sabe dos riscos que ele corre em função da sua não adequada preparação? Se o astronauta brasileiro não aprendeu a língua russa, como se comunicará com os tripulantes da nave e com a base em terra?
Digamos que passe mal. Como é que vai explicar que está passando mal se não teve tempo de preparar-se adequadamente e aprender a língua russa?
Brincadeira tem hora. Quero que o Ministro da Defesa esclareça com seriedade ao que pergunto com a maior seriedade por tratar-se de uma vida humana e de enorme valor para a ciência brasileira. Falo do astronauta Marcos César Pontes.
Muito obrigado, Sr. Presidente.