Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo falecimento do radialista e jornalista Nicolau Tuma.

Autor
Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo falecimento do radialista e jornalista Nicolau Tuma.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2006 - Página 4643
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EX-DEPUTADO, RADIALISTA, JORNALISTA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Quero-me associar às homenagens a Nicolau Tuma. Chegamos juntos à Câmara dos Deputados e convivemos por três mandatos, até que ele saiu para o Tribunal de Contas de São Paulo.

Era um gentleman no tratamento e foi uma figura exponencial na Revolução de 32, quando tinha apenas 21 anos e já era uma figura expressiva como locutor, levando a palavra constitucionalista aos paulistanos, principalmente.

Ele, aqui, participou de várias Comissões. Foi Vice-Líder do nosso partido no tempo em que a UDN era uma peça importante da política nacional e disputava realmente com o PSD, o PMDB da época, a primazia nesta Casa do Congresso.

Dessa forma, quero juntar-me aos Senadores José Sarney e Tasso Jereissati e dizer que Nicolau Tuma mereceu uma moção do seu colega Romeu Tuma, a qual subscrevi com muita honra, certo de que estava fazendo justiça a um ex-companheiro, que morreu aos 95 anos.

Estive com a esposa dele, há pouco, no Hospital Sírio-Libanês, quando fui visitar a mãe do Senador Tasso Jereissati, e pude ouvir palavras muito simpáticas por ele pronunciadas. De modo que quero levar a V. Exª e ao Senado, sobretudo à família de Nicolau Tuma, o pesar dos seus velhos e antigos companheiros da UDN.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2006 - Página 4643