Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade aos policiais civis e militares e ao Corpo de Bombeiros de Roraima, por terem sido desvalorizados em votação na Assembléia Legislativa do Estado, que tratou da remuneração e gratificação dessas categorias de servidores. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Solidariedade aos policiais civis e militares e ao Corpo de Bombeiros de Roraima, por terem sido desvalorizados em votação na Assembléia Legislativa do Estado, que tratou da remuneração e gratificação dessas categorias de servidores. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2006 - Página 4667
Assunto
Outros > ESTADO DE RORAIMA (RR), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, SERVIDOR, POLICIA CIVIL, POLICIA MILITAR, CORPO DE BOMBEIROS, ESTADO DE RORAIMA (RR), PROTESTO, PARALISAÇÃO, VOTAÇÃO, MATERIA, MELHORIA, REMUNERAÇÃO, GRATIFICAÇÃO POR RISCO DE VIDA, EXPECTATIVA, SOLUÇÃO, VALORIZAÇÃO, SEGURANÇA PUBLICA.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, realmente vou ser rápido, até para que outros Senadores possam fazer uso da palavra.

A minha vinda hoje à tribuna é para tratar de um assunto que diz respeito ao meu Estado de Roraima. Venho aqui hoje prestar a minha solidariedade, o meu apoio, o meu incentivo, enfim, firmar o meu compromisso junto à classe dos Policiais Civis, dos Policiais Militares e do Corpo de Bombeiros do Estado de Roraima.

Essas três categorias importantes para o Estado, que dizem respeito à estruturação do setor de segurança pública, um setor que é hoje demandado em todos os cantos não só do Brasil, mas do mundo, acabam de ser destratadas, humilhadas e desvalorizadas em processo de votação na Assembléia Legislativa do meu Estado. O Governo encaminhou medida para discutir a remuneração e a gratificação de risco de vida dos policiais, tanto militares como civis, e do Corpo de Bombeiros. A nossa bancada de Deputados Estaduais apresentou uma proposta negociada, uma proposta que dizia respeito a um aumento significativo, mas bastante compatível com a condição do Estado.

Para V. Exª ter uma idéia do que ali se passou, Senador Mão Santa: somos apenas seis Deputados de oposição na Assembléia. A proposta teve a assinatura de dezesseis Deputados dos vinte e quatro. Portanto, a ampla maioria da Assembléia Legislativa buscava um entendimento que beneficiasse as polícias militar e civil e o Corpo de Bombeiros. Mas depois do entendimento feito, na hora da votação, o que se viu foi a debandada, a retirada dos Deputados ligados ao Governo do Estado, que deixaram sem votar essa matéria que era extremamente importante. Isso gerou uma revolta grande em todos os presentes, em todos os membros das corporações que estavam na Assembléia, e houve um protesto legítimo.

Trato dessa questão aqui porque entendo que a área de segurança pública tem de ser valorizada, e o meu compromisso como roraimense, como Senador e como ex-Governador que investiu na área de segurança pública, é desfazer esse tipo de injustiça.

Quero, mais uma vez, me solidarizar, repudiar as críticas e os ataques feitos à direção dos sindicatos e das associações que representam esses policiais civis e militares e dizer que a nossa Bancada estará vigilante. Espero que, rapidamente, ao retomar os trabalhos da Assembléia Legislativa, os Deputados de Roraima façam um exame de consciência e revejam a posição ilegítima tomada por eles.

Espero que, por unanimidade, a Assembléia Legislativa possa votar e aprovar a gratificação dos policiais militares, dos policiais civis e dos membros do Corpo de Bombeiros. Esses homens e mulheres merecem, pois dedicam suas vidas à sociedade de Roraima. Portanto, precisam ter o respeito de toda a sociedade e melhores condições de vida.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2006 - Página 4667