Pronunciamento de João Ribeiro em 13/02/2006
Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da homenagem prestada pela Universidade Federal do Tocantins aos Senadores e Deputados Federais que representam o Estado, em razão do trabalho de fortalecimento do ensino superior naquela unidade da federação.
- Autor
- João Ribeiro (PL - Partido Liberal/TO)
- Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.
CONCESSÃO HONORIFICA.:
- Registro da homenagem prestada pela Universidade Federal do Tocantins aos Senadores e Deputados Federais que representam o Estado, em razão do trabalho de fortalecimento do ensino superior naquela unidade da federação.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/02/2006 - Página 4668
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM. CONCESSÃO HONORIFICA.
- Indexação
-
- REGISTRO, INICIATIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), HOMENAGEM, BANCADA, CONGRESSISTA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, REFORÇO, ENSINO SUPERIOR, AMBITO ESTADUAL, RECEBIMENTO, MEDALHA, RECONHECIMENTO, DESTINAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS.
O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PL - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, não sei se vou conseguir a mesma síntese do Senador Romero Jucá, mas procurarei contribuir o máximo possível, dentro das minhas dificuldades, para tal.
Sr. Presidente, Senador Mão Santa, do Estado do Piauí, esposo da minha amiga D. Adalgisa, quero dizer que trago, hoje, a esta Casa talvez até uma novidade, porque nós, políticos, normalmente somos mal interpretados, principalmente por grande parte da imprensa brasileira e do meu Estado, Tocantins. Quando o parlamentar faz uma coisa boa, às vezes não é lembrado, mas a qualquer acusação que há contra o parlamentar fazem estardalhaço, sobretudo quando esse parlamentar compõe o Congresso Nacional.
Nós, Congressistas, vivemos um momento de muita falta de credibilidade e de ataques.
Por que faço essa colocação na fase inicial da minha fala? Exatamente para dizer que hoje, segunda-feira, 13 de fevereiro, às 10 horas, no campus da Universidade Federal do Tocantins, a nossa Bancada Federal que tem assento na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, portanto os três Senadores - eu, o Senador Leomar Quintanilha e o Senador Eduardo Siqueira Campos - e os oito Deputados Federais, foi homenageada pela Universidade Federal do Tocantins. Talvez um fato inédito no Brasil.
E por que fomos homenageados? Fomos homenageados pelo Conselho Universitário do Estado do Tocantins, da Universidade Federal do Tocantins, por intermédio do Magnífico Reitor daquela Universidade, Professor Alan Barbiero, a quem cumprimento neste momento por esta atitude simpática e correta, porque a Bancada Federal do Tocantins tem trabalhado diuturnamente no sentido de fortalecer a educação e o ensino superior no Estado do Tocantins.
Fui escolhido, pela Bancada, para ser o orador no campus Universitário de Palmas, na nossa Universidade Federal, por ser o coordenador da Bancada em Brasília. E, na homenagem de hoje, recebemos uma medalha de Honra ao Mérito - por sinal uma medalha muito bonita -, em uma solenidade de alto nível. Nos últimos dois anos, Sr. Presidente Mão Santa, a nossa Bancada conseguiu colocar no caixa da Universidade Federal do Tocantins, por intermédio de emendas de Bancada e de emendas individuais deste Parlamentar e de vários outros, recursos da ordem de R$10,620 milhões, para que fosse montada uma biblioteca, fossem comprados livros, fossem feitas reformas de ampliação, infra-estrutura...
(Interrupção do som.)
O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Eu lhe dou mais três minutos.
O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PL - TO) - ... e uma série de outras medidas interessantes e importantes para o bom desempenho da nossa querida Universidade Federal do Tocantins.
Ora, Sr. Presidente, é claro que todos ficamos orgulhosos. Os recursos que alocamos ao Orçamento são para fazer pavimentação asfáltica. Por exemplo, há uma emenda de minha autoria no sentido de ligar o campus de Gurupi à cidade de Gurupi, para que os estudantes possam trafegar sem a poeira da pavimentação. Há também emendas para reforçar o caixa, a fim de que seja construído o Centro Tecnológico Agroindustrial no campus de Palmas; o Centro de Bovinocultura, em Araguaína; e o Centro Tecnológico de Agricultura Tropical, também na cidade de Gurupi.
Sr. Presidente, o Prof. Alan Barbiero e os universitários do Tocantins foram extremamente inteligentes, porque conquistaram, cada vez mais, o coração da sua Bancada. Deixaram-nos sensibilizados. Foram eficientes nessa homenagem simples, mas de grande significado. Ela representou muito para nós. V. Exª, que é médico, sabe o quanto é difícil, no meio universitário, a participação e a presença dos políticos. Fomos homenageados por todos os que lá estavam, bem como por setores da imprensa. Não sei como será a repercussão amanhã. Não sei o que a imprensa vai dizer. Na hora, ao menos, pareceu que ficaram contentes, satisfeitos.
Sr. Presidente, venho à tribuna para cumprimentar o nosso Professor e Magnífico Reitor Alan Barbiero, nossa Vice-Reitora, os professores e o Conselho Universitário da Universidade Federal do Tocantins. Creio que esse exemplo, Sr. Presidente, deveria ser seguido por todas as universidades federais do Brasil que contam com o apoio decisivo de suas bancadas, com emendas individuais e de bancada, visando a reforçar e a melhorar a vida de nossos estudantes universitários.
E, para cooperar com V. Exª, Sr. Presidente, peço mais um minuto para encerrar o meu pronunciamento.
Quero dizer que essa atitude inteligente não só do Prof. Alan Barbiero, mas também dos nossos estudantes universitários, dos nossos acadêmicos, e do Conselho garantirá uma parceria próspera e um futuro brilhante para a Universidade Federal do Tocantins. Temos orgulho de representar nosso Estado, que, na maioria das vezes, dá orgulho àqueles que por ali passam. Repito: iniciativa como a adotada pela Universidade Federal do Tocantins deveria ser seguida por outras universidades federais.
Muito obrigado, Sr. Presidente. Não vou tomar mais tempo, para cooperar com V. Exª.