Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da homenagem prestada pela Universidade Federal do Tocantins aos Senadores e Deputados Federais que representam o Estado, em razão do trabalho de fortalecimento do ensino superior naquela unidade da federação.

Autor
João Ribeiro (PL - Partido Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. CONCESSÃO HONORIFICA.:
  • Registro da homenagem prestada pela Universidade Federal do Tocantins aos Senadores e Deputados Federais que representam o Estado, em razão do trabalho de fortalecimento do ensino superior naquela unidade da federação.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2006 - Página 4668
Assunto
Outros > HOMENAGEM. CONCESSÃO HONORIFICA.
Indexação
  • REGISTRO, INICIATIVA, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DO TOCANTINS (TO), HOMENAGEM, BANCADA, CONGRESSISTA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, REFORÇO, ENSINO SUPERIOR, AMBITO ESTADUAL, RECEBIMENTO, MEDALHA, RECONHECIMENTO, DESTINAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS.

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PL - TO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mão Santa, Srªs e Srs. Senadores, não sei se vou conseguir a mesma síntese do Senador Romero Jucá, mas procurarei contribuir o máximo possível, dentro das minhas dificuldades, para tal.

Sr. Presidente, Senador Mão Santa, do Estado do Piauí, esposo da minha amiga D. Adalgisa, quero dizer que trago, hoje, a esta Casa talvez até uma novidade, porque nós, políticos, normalmente somos mal interpretados, principalmente por grande parte da imprensa brasileira e do meu Estado, Tocantins. Quando o parlamentar faz uma coisa boa, às vezes não é lembrado, mas a qualquer acusação que há contra o parlamentar fazem estardalhaço, sobretudo quando esse parlamentar compõe o Congresso Nacional.

Nós, Congressistas, vivemos um momento de muita falta de credibilidade e de ataques.

Por que faço essa colocação na fase inicial da minha fala? Exatamente para dizer que hoje, segunda-feira, 13 de fevereiro, às 10 horas, no campus da Universidade Federal do Tocantins, a nossa Bancada Federal que tem assento na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, portanto os três Senadores - eu, o Senador Leomar Quintanilha e o Senador Eduardo Siqueira Campos - e os oito Deputados Federais, foi homenageada pela Universidade Federal do Tocantins. Talvez um fato inédito no Brasil.

E por que fomos homenageados? Fomos homenageados pelo Conselho Universitário do Estado do Tocantins, da Universidade Federal do Tocantins, por intermédio do Magnífico Reitor daquela Universidade, Professor Alan Barbiero, a quem cumprimento neste momento por esta atitude simpática e correta, porque a Bancada Federal do Tocantins tem trabalhado diuturnamente no sentido de fortalecer a educação e o ensino superior no Estado do Tocantins.

Fui escolhido, pela Bancada, para ser o orador no campus Universitário de Palmas, na nossa Universidade Federal, por ser o coordenador da Bancada em Brasília. E, na homenagem de hoje, recebemos uma medalha de Honra ao Mérito - por sinal uma medalha muito bonita -, em uma solenidade de alto nível. Nos últimos dois anos, Sr. Presidente Mão Santa, a nossa Bancada conseguiu colocar no caixa da Universidade Federal do Tocantins, por intermédio de emendas de Bancada e de emendas individuais deste Parlamentar e de vários outros, recursos da ordem de R$10,620 milhões, para que fosse montada uma biblioteca, fossem comprados livros, fossem feitas reformas de ampliação, infra-estrutura...

(Interrupção do som.)

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Eu lhe dou mais três minutos.

O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PL - TO) - ... e uma série de outras medidas interessantes e importantes para o bom desempenho da nossa querida Universidade Federal do Tocantins.

Ora, Sr. Presidente, é claro que todos ficamos orgulhosos. Os recursos que alocamos ao Orçamento são para fazer pavimentação asfáltica. Por exemplo, há uma emenda de minha autoria no sentido de ligar o campus de Gurupi à cidade de Gurupi, para que os estudantes possam trafegar sem a poeira da pavimentação. Há também emendas para reforçar o caixa, a fim de que seja construído o Centro Tecnológico Agroindustrial no campus de Palmas; o Centro de Bovinocultura, em Araguaína; e o Centro Tecnológico de Agricultura Tropical, também na cidade de Gurupi.

Sr. Presidente, o Prof. Alan Barbiero e os universitários do Tocantins foram extremamente inteligentes, porque conquistaram, cada vez mais, o coração da sua Bancada. Deixaram-nos sensibilizados. Foram eficientes nessa homenagem simples, mas de grande significado. Ela representou muito para nós. V. Exª, que é médico, sabe o quanto é difícil, no meio universitário, a participação e a presença dos políticos. Fomos homenageados por todos os que lá estavam, bem como por setores da imprensa. Não sei como será a repercussão amanhã. Não sei o que a imprensa vai dizer. Na hora, ao menos, pareceu que ficaram contentes, satisfeitos.

Sr. Presidente, venho à tribuna para cumprimentar o nosso Professor e Magnífico Reitor Alan Barbiero, nossa Vice-Reitora, os professores e o Conselho Universitário da Universidade Federal do Tocantins. Creio que esse exemplo, Sr. Presidente, deveria ser seguido por todas as universidades federais do Brasil que contam com o apoio decisivo de suas bancadas, com emendas individuais e de bancada, visando a reforçar e a melhorar a vida de nossos estudantes universitários.

E, para cooperar com V. Exª, Sr. Presidente, peço mais um minuto para encerrar o meu pronunciamento.

Quero dizer que essa atitude inteligente não só do Prof. Alan Barbiero, mas também dos nossos estudantes universitários, dos nossos acadêmicos, e do Conselho garantirá uma parceria próspera e um futuro brilhante para a Universidade Federal do Tocantins. Temos orgulho de representar nosso Estado, que, na maioria das vezes, dá orgulho àqueles que por ali passam. Repito: iniciativa como a adotada pela Universidade Federal do Tocantins deveria ser seguida por outras universidades federais.

Muito obrigado, Sr. Presidente. Não vou tomar mais tempo, para cooperar com V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2006 - Página 4668