Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Aprovação de matéria relativa à construção da ponte sobre o Rio Oiapoque, ligando a Guiana Francesa e o Estado do Amapá.

Autor
Gilvam Borges (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AP)
Nome completo: Gilvam Pinheiro Borges
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Aprovação de matéria relativa à construção da ponte sobre o Rio Oiapoque, ligando a Guiana Francesa e o Estado do Amapá.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2006 - Página 4670
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, APROVAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, CONSTRUÇÃO, PONTE INTERNACIONAL, LIGAÇÃO, ESTADO DO AMAPA (AP), PAIS ESTRANGEIRO, GUIANA FRANCESA, ACORDO, GOVERNO ESTRANGEIRO, FRANÇA, ELOGIO, ATUAÇÃO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNADOR, JOSE SARNEY, SENADOR, REGISTRO, INCLUSÃO, PLANO PLURIANUAL (PPA), ORÇAMENTO, UNIÃO FEDERAL.

O SR. GILVAM BORGES (PMDB - AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eminentes e queridos Colegas Senadores e Senadoras, alvissareira e entusiasmada é a notícia que tivemos nesta tarde, aqui, no plenário do Senado Federal. A tão sonhada ponte binacional sobre o rio Oiapoque foi aprovada nesta Casa, depois de um longo caminho percorrido, que começou em 2000/2001, com o então Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Estive na Guiana Francesa, na comitiva do Presidente Fernando Henrique, onde esteve presente também o nosso Líder, Presidente José Sarney, que acompanhou pari passu essa trajetória da aprovação da ponte binacional sobre o rio Oiapoque.

Hoje, o Senado Federal aprova e dá o seu consentimento constitucional para que se concretize definitivamente a construção dessa ponte. Aqui nesta Casa, Sr. Presidente, tenho o prazer de receber o representante da Bancada Federal na Câmara dos Deputados, Deputado Badu Picanço, que veio acompanhar a aprovação da matéria.

Há algumas horas, eu estava sentado ao lado do Presidente José Sarney, que aqui, com sua influência, seu prestígio e seu compromisso com o Amapá, fez com que se aprovasse a matéria em tempo recorde, apenas quatro dias. Na quinta-feira passada, foi aprovada na Câmara dos Deputados; chegou nesta Casa hoje e, hoje mesmo, foi aprovada.

Portanto, o Deputado Badu Picanço, representando os colegas Deputados Federais, comemora comigo essa importante obra, essa obra estratégica, que irá atender a uma população lá no extremo Norte. E isso só nos dá alegria.

Falei há pouco, Sr. Presidente, com o Governador do meu Estado, que estava no BNDES, no Rio de Janeiro, também trabalhando por uma grande obra de infra-estrutura e saneamento para a nossa capital. Só engrandece o nosso Estado o fato de ter vários líderes, tanto do Poder Legislativo como do Executivo, a seus postos, fazendo o seu trabalho, na busca do desenvolvimento do Amapá.

O referido acordo estabelece as bases necessárias à implementação e operacionalidade do acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Francesa sobre o projeto de construção de uma ponte sobre o rio Oiapoque, celebrado em Brasília em 05 de abril de 2001, e promulgado pelo Decreto nº 4.373, de 12 de setembro de 2002.

O acordo é estratégico. As obras, que deverão ser financiadas com recursos públicos do Brasil e da França, foram contempladas, no que respeita ao lado brasileiro, no Plano Plurianual/PPA 2004-2007, aprovado pela Lei nº 10.933, de agosto de 2004, nos termos do art. 165, parágrafo primeiro, da Constituição Federal. Os recursos necessários para sua realização (estimados em R$19.450.000,00) estão previstos no Orçamento da União.

Esse projeto, viabilizado pelo Presidente Lula, juntamente com o Presidente José Sarney e o esforço da Bancada Federal, teve o nosso acompanhamento diário, hora a hora, Comissão a Comissão.

Portanto, faço este comunicado ao Amapá e agradeço a todos os Senadores e Deputados Federais pela aprovação dessa grande obra estratégica para o Amapá. Assim, está garantida a construção da ponte sobre o rio Oiapoque.

Levamos cinco anos. Cinco anos! O Presidente Lula foi a Paris, onde assinou o convênio, que também foi assinado pelos Ministros das Relações Exteriores. As comissões foram instaladas. O Congresso Nacional teve de aprovar. Então, estamos na reta final. Os recursos estão no Orçamento.

Dessa forma, o Amapá se alegra. O Amapá brinda e agradece ao Congresso Nacional; ao Presidente Sarney, nosso Líder maior no Estado; ao Governador do Amapá; ao Presidente Lula; ao ex-Presidente Fernando Henrique, que deu o pontapé inicial. Eu estava lá, quando os helicópteros sobrevoaram o rio, para os primeiros passos.

Cinco longos anos, e estamos na reta final.

Viva o Amapá! Viva o Brasil!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2006 - Página 4670