Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

26 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Apelo para o PT medite sobre os rumos do partido.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • 26 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Apelo para o PT medite sobre os rumos do partido.
Publicação
Publicação no DSF de 14/02/2006 - Página 4672
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • CUMPRIMENTO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • ANALISE, POLITICA PARTIDARIA, DEFESA, AUTONOMIA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).
  • COMENTARIO, LIVRO, FREI BETTO, SACERDOTE, FRUSTRAÇÃO, ATUAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), PERDA, IDEOLOGIA.
  • DENUNCIA, PREJUIZO, DEMOCRACIA, CORRUPÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

            O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Senador Gilvam Borges, que preside esta sessão, Srªs e Srs. Senadores, brasileiras e brasileiros aqui presentes e os que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, Senador Almeida Lima, somos democráticos e entendemos que a democracia é do povo. Hoje, o Partido dos Trabalhadores está fazendo 26 anos. A democracia é isto: não poderíamos deixar de trazer os nossos cumprimentos ao Partido dos Trabalhadores.

            Eu mesmo votei no PT e me encantei com ele, Senador Garibaldi Alves. Mas, aqui mesmo, pedi perdão ao País e ao meu Estado e disse: há três coisas que só fazemos uma vez na vida: nascer, morrer e votar no PT. Mas quero que o Partido melhore, porque ele faz parte da democracia, e a democracia pertence ao povo.

Senador Garibaldi Alves, é certo que se poderia dizer que sou do PMDB, daqueles que não admitem que o PMDB seja rabo do PT, que escreveu a mais vergonhosa página de corrupção neste País.

Um Senador que esteve aqui, o sábio Freitas Neto, quando viu isso no Piauí, disse - ele fala como Cristo, que disse a seguinte passagem: “É mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no céu”: “Eu nunca vi uma roda grande entrar numa roda pequena”. Isso é o PMDB para os desmiolados e vendidos que aí estão! Não pode! Como?

Lá, no meu Piauí, somando tudo, ele não fez 10 vereadores na história. Na minha cidade, que é a maior, nunca fez. Então, a roda grande, que é o PMDB, não entra na pequena. Não é dizer que sou do PMDB, por isso penso assim e penso corretamente. Eu ia dar um aconselhamento.

Frei Betto, essa figura também nos atraiu. Frei Betto! E eu sou Francisco, franciscano. Frei Betto me entusiasmou. Atentai que o ex-assessor compara Presidente a príncipe eleito pela elite para atuar na sua sombra; e afirma que o PT foi mordido pela mosca azul.

Frei Betto, Lula! Meditai antes da farra de hoje, antes do banquete!

            Amigo do Presidente Lula há mais de 20 anos, o teólogo e escritor Frei Betto acaba de lançar um novo livro: “A Mosca Azul”.

            Frei Betto trabalhou no Palácio do Planalto, numa sala próxima à do Presidente, durante os dois primeiros anos da administração Lula. Durante esse período, Frei Betto contabilizou inúmeros desencantos que o levaram a se afastar de sua função. E seus principais desencantos foram [atentai, Gilvam Borges!]:

1 - O abandono total de qualquer idéia socialista;

2 - Lula abriu mão do comando da economia [entregou aos banqueiros];

3 - Lula adotou a mesma política tucana;

4 - Lula abandonou os movimentos sociais;

            5 - Lula não cumpriu as promessas de campanha.

Atentai bem!

            Frei Betto afirma que o PT foi mordido pela MOSCA AZUL.

Trata-se de uma referência ao poema escrito por Machado de Assis” [mas aí o Lula diz que não gosta de ler, que não lê, que ler é chato! Que é melhor fazer uma hora de esteira do que ler uma página de um livro].

Ó, Lula, Machado de Assis quis dizer isto: “ao piscar, deixa deslembrado de tudo, sem comparar nem refletir”.

            Essa é a mosca azul, definida por Machado de Assis. Pelo menos, aprenda isto: “deixa deslembrado de tudo, sem comparar nem refletir”. Isso deu pra entender, Lula! Sobre uma linha, penso que V. Exª seja capaz de refletir, após uma boa leitura.

            Movido pela sede do poder, o PT foi dominado por interesses eleitoreiros, fez alianças espúrias e seduziu-se pelo poder. ‘O poder é definido como’ mais atraente do que sexo e dinheiro, porque facilita o acesso aos dois.

É aí que ele perdeu a cabeça. “Quem nunca comeu mel, quando come se lambuza”, porque, com o poder, eles acreditam que têm sexo e dinheiro.

Frei Betto diz que o poder não muda as pessoas, faz com que manifeste a verdadeira face. Isto a propósito de Lula ter sido socialista no passado e ter afirmado na Presidência que nem de Esquerda foi. Ainda sobre o Presidente, Frei Betto questiona se Lula não teria sido o “ascendente” de Maquiavel, “aquele que os grandes constituem príncipe a fim de poderem, à sombra de sua autoridade, continuar a satisfazer seus desejos ambiciosos.”.

Essas são as minhas palavras para que o PT medite, na pureza de Frei Betto, sobre os rumos do Partido e para que não venha a enxovalhar e a destruir a democracia.

Ulysses disse, Almeida Lima, que a corrupção é o cupim da democracia. Assim, que esse PT deixe de ser o cupim que destrói a nossa democracia.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/02/2006 - Página 4672