Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização em Vitória de dois eventos de grande importância para a comunidade católica: o Quinto Encontro Nacional de Fé e Política e o Encontro Estadual Católico para Políticos.

Autor
Gerson Camata (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Gerson Camata
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IGREJA CATOLICA.:
  • Registro da realização em Vitória de dois eventos de grande importância para a comunidade católica: o Quinto Encontro Nacional de Fé e Política e o Encontro Estadual Católico para Políticos.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2006 - Página 3746
Assunto
Outros > IGREJA CATOLICA.
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ENCONTRO, MEMBROS, IGREJA CATOLICA, ELOGIO, INICIATIVA, IMPORTANCIA, PRESERVAÇÃO, MORAL, ETICA, POLITICA, POPULAÇÃO.

O SR. GERSON CAMATA (PMDB - ES. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, dois eventos de grande importância para a comunidade católica serão realizados em Vitória neste e no próximo mês. Em 11 e 12 de março, a coordenação nacional do Movimento Fé e Política da Renovação Carismática Católica promoverá o Quinto Encontro Nacional de Fé e Política, para o qual é esperada a presença de seis mil participantes. Agora em fevereiro, nos dias 17 e 18, Vitória será sede do Encontro Estadual Católico para Políticos.

Numa época marcada, no mundo inteiro, por episódios de corrupção, violência e impunidade, tais encontros são muito oportunos. Em 2002, quando ainda era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o cardeal Joseph Ratzinger - que depois se tornaria o Papa Bento 16 -, numa nota doutrinal, salientou que “o homem não pode separar-se de Deus, nem a política pode separar-se da Moral”.

Quem tem responsabilidade política, diz a nota, “não deve esquecer ou subestimar a dimensão moral da representação, que consiste no empenho de compartilhar a sorte do povo e buscar a solução dos problemas sociais”.

Na luta contra o enfraquecimento dos valores éticos, a doutrina social da Igreja é um ponto de referência ao qual podemos recorrer em momentos de incerteza. A defesa da vida, do primado da pessoa, da família, da liberdade de educação e da solidariedade entre os homens são linhas mestras que devem nortear não só nossa conduta no cotidiano como também nossa atuação política.

Nesses tempos em que parece imperar o relativismo moral, os dois encontros em Vitória são uma bem-vinda oportunidade para refletir sobre esses temas. O Papa João Paulo Segundo já dizia que os fiéis leigos não podem abdicar de participar da vida política. Levar em conta os ensinamentos do Evangelho só poderá nos tornar mais firmes no propósito de construir o bem comum.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2006 - Página 3746