Discurso durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do artigo intitulado "Pobreza fiscal", de autoria do economista José Roberto Afonso, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de primeiro de fevereiro do corrente; e da matéria intitulada "Bendita eleição", publicada no O Jornal, de Maceió, edição de 31 de janeiro último.

Autor
Teotonio Vilela Filho (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AL)
Nome completo: Teotonio Brandão Vilela Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro do artigo intitulado "Pobreza fiscal", de autoria do economista José Roberto Afonso, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de primeiro de fevereiro do corrente; e da matéria intitulada "Bendita eleição", publicada no O Jornal, de Maceió, edição de 31 de janeiro último.
Publicação
Publicação no DSF de 09/02/2006 - Página 3753
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), CRITICA, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, GOVERNO FEDERAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O JORNAL, ESTADO DE ALAGOAS (AL), AUTORIA, ORADOR, REGISTRO, DISPONIBILIDADE, RECURSOS, GOVERNO FEDERAL, OBRA PUBLICA, REGIÃO ARIDA, COMENTARIO, INTERESSE, CAMPANHA ELEITORAL.

O SR. TEOTONIO VILELA FILHO (PSDB - AL. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para registrar o artigo intitulado “Pobreza fiscal”, de autoria do economista José Roberto Afonso, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de 1º de fevereiro do corrente ano.

O autor, em seu artigo, comenta que “nenhum país consegue a façanha de combinar carga tributária acima da média dos países ricos com taxa de investimento público abaixo da média dos mais pobres”.

Para concluir seu artigo, o economista afirma que “É preciso refundar as bases do debate fiscal e macroeconômico do País, sob pena de a pobreza intelectual retardar ainda mais as saídas da desigualdade e da pobreza que ainda assolam muitos brasileiros”.

Sr. Presidente, requeiro que o referido artigo seja considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o outro assunto é para registrar a matéria publicada no O Jornal, de Maceió, edição do dia 31 de janeiro do corrente ano, intitulada “Bendita eleição”, de minha autoria.

O artigo, Sr. Presidente, cujo teor solicito seja dado como lido e considerado como parte integrante deste pronunciamento, para que conste dos Anais da Casa, faz referência à decisão do governo Lula de empenhar R$ 90 milhões de reais para retomar as obras do Canal do Sertão. Aborda a importância dessas obras e de outras para Alagoas, que foram esquecidas pelo atual governo.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/02/2006 - Página 3753