Discurso durante a 42ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defende a presença do Presidente Lula na abertura da sessão legislativa do Congresso Nacional amanhã.

Autor
Pedro Simon (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: Pedro Jorge Simon
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
  • Defende a presença do Presidente Lula na abertura da sessão legislativa do Congresso Nacional amanhã.
Publicação
Publicação no DSF de 15/02/2006 - Página 4757
Assunto
Outros > PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
Indexação
  • IMPORTANCIA, PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ABERTURA, SESSÃO LEGISLATIVA, CONGRESSO NACIONAL, APREENSÃO, NOTICIARIO, DESISTENCIA, MOTIVO, ANUNCIO, MANIFESTAÇÃO, REPUDIO, BANCADA, OPOSIÇÃO.
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, INFORMAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GARANTIA, RESPEITO, CONGRESSISTA.

O SR. PEDRO SIMON (PMDB - RS) - Sr. Presidente, apresentei uma questão hoje na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e o faço aqui: ao lado do Senador Eduardo Suplicy, trazemos a tese de o Presidente Lula vir fazer a abertura da sessão do Congresso Nacional amanhã. A imprensa publicou que V. Exª fez o convite e que Sua Excelência viria à sessão aqui. No entanto, a imprensa também publicou que Líderes da Oposição estariam preparando uma recepção com faixas e não sei mais o quê e que, por causa disso, o Presidente não mais virá.

Sr. Presidente, com toda a sinceridade, sou daqueles que defendem, de longa data, que o Presidente da República deve estar na abertura dos trabalhos da Casa, como acontece nos Estados Unidos e na Câmara dos Comuns, na Inglaterra. É o dia mais importante do Parlamento, porque lá é importante o pronunciamento do Presidente, que fala o que pretende fazer naquele ano.

Então, Sr. Presidente, creio - até porque ficou mal perante a opinião pública a notícia de que o Presidente não vem por que seria mal recebido pela Casa - que V. Exª, ouvindo os Líderes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e a Presidência da Câmara dos Deputados, poderia telefonar ao Presidente da República, dizendo-lhe que gostaríamos que viesse aqui e que teria, independentemente do pensamento de cada um de nós, o tratamento que merece como Presidente da República. Isso ficaria bem para o Presidente, para nós e para o País.

É o apelo que faço a V. Exª, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/02/2006 - Página 4757