Discurso durante a 10ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A importância do asfaltamento da Rodovia 163, no Estado do Pará.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro das comemorações do Dia Internacional da Mulher. A importância do asfaltamento da Rodovia 163, no Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 07/03/2006 - Página 6856
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, COMEMORAÇÃO, SENADO, DIA INTERNACIONAL, MULHER, CONCLAMAÇÃO, CONGRESSISTA, PRONUNCIAMENTO, REFERENCIA, IMPORTANCIA, IGUALDADE, DIREITOS, COMENTARIO, SITUAÇÃO, DISCRIMINAÇÃO SEXUAL, BRASIL.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, REUNIÃO, ENTIDADE, PRODUTOR, SOJA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), DEBATE, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, INFRAESTRUTURA, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, NECESSIDADE, AGILIZAÇÃO, CONSTRUÇÃO, RECUPERAÇÃO, DIVERSIDADE, RODOVIA, REGIÃO.
  • CONCLAMAÇÃO, CONGRESSISTA, EMPENHO, APROVAÇÃO, ORÇAMENTO, UNIÃO FEDERAL, MOTIVO, EMENDA, RECUPERAÇÃO, RODOVIA, ESTADO DO PARA (PA), OBJETIVO, MELHORIA, ESCOAMENTO, PRODUÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, sei que disponho de apenas cinco minutos para uma comunicação inadiável. Já ouvimos alguns dos Srs. Senadores se pronunciarem a respeito do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março, quando haverá uma solenidade especial de premiação de cinco mulheres que se destacam na defesa dos direitos da mulher em nosso País.

Solicito a todos os Senadores e Senadoras que, durante esta semana, busquem dar visibilidade à questão, por meio da tribuna do Senado, falando ao Brasil, a homens e mulheres, brasileiros e brasileiras, da importância de tratarmos da igualdade de direitos da mulher, como a lei nos assegura. Infelizmente, a discriminação é uma realidade, seja no trabalho, seja na política, seja na família. Não vou repetir, mas os dados que dizem respeito à violência contra a mulher são assustadores. Pelo menos durante esta semana, que todos nós nos empenhemos no sentido de dar visibilidade à discussão para a superação do problema.

            Anuncio também que, entre sexta-feira e domingo, estive em meu Estado de Mato Grosso, onde participei de reuniões da maior relevância, uma delas com a entidade denominada Aprosoja - Associação dos Produtores de Soja. Todos sabemos o tamanho da contribuição que meu Estado, Mato Grosso, dá ao Brasil em termos de produção. É o maior produtor de soja, o maior produtor de algodão, o maior produtor de carne bovina, e o segundo maior produtor em inúmeros outros produtos, mas, infelizmente enfrentamos grandes problemas, em especial de infra-estrutura, para assegurar que o Estado continue tendo a relevância que tem.

Já foi iniciada a discussão da medida provisória que trata da agricultura, medida provisória que deve estar chegando ao Congresso Nacional. Voltaremos a tratar do assunto, que foi recentemente anunciado pelo Presidente Lula e que é de grande relevância, em especial para o Estado de Mato Grosso.

Nesses poucos dias em que estivemos lá no Estado, percorremos pouco mais de quinhentos quilômetros da estrada Cuiabá-Santarém, a BR-163. A rodovia está praticamente toda asfaltada no Estado de Mato Grosso. Restam em torno de cinqüenta quilômetros de asfalto para chegar ao Estado do Pará. Em Mato Grosso, é difícil a situação dessa BR, mesmo asfaltada, devido ao grande tráfego de carretas. Imaginem escoar milhões de toneladas produzidas no entorno da BR-163 por Santos ou Paranaguá, via rodovias. Para rodar 500 km de carro - não falo de carretas -, levam-se de oito a dez horas, devido ao grande tráfego. Com Mato Grosso produzindo, precisamos de mais estrutura.

Conclamo os Colegas a também lutarem pela melhora da BR-163, especialmente minha querida companheira Ana Júlia Carepa, os Senadores Luiz Otávio e Flexa Ribeiro, pois Mato Grosso e Pará têm um interesse comum. É importante, tanto para o Pará quanto para o Mato Grosso, que a BR-163 seja asfaltada no trecho da divisa de Mato Grosso até Santarém, pois a produção no entorno da BR-163 precisa escoar por Santarém - e não falo nem no entorno da BR-158 ou da BR-364 ou de outras BRs, em que a produção também é gigantesca; falo apenas do entorno da BR-163.

Sou titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização. Naquela Comissão, sabemos das dificuldades que enfrentamos, como sabemos também que o Orçamento deverá, com a responsabilidade de Senadores e Senadoras, Deputados e Deputadas, ser aprovado nos próximos dias, obrigatoriamente.

Por isso, mais uma vez, conclamo os Srs. Senadores de Mato Grosso e do Pará para que juntemos as nossas forças a fim de que se inicie, o mais rápido possível, o trabalho de tornar transitável a BR-163 no Estado do Pará, e para que possamos, especialmente o Mato Grosso, com o tamanho de sua produção, escoar seus produtos...

(Interrupção do som.)

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Peço mais dois minutos, Sr. Presidente.

O SR. PRESIDENTE (Romeu Tuma. PFL - SP) - Desculpe, Senadora Serys Slhessarenko.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT) - Obrigada, Senador Romeu Tuma.

...escoar a sua produção via Santarém. Sabemos do empenho de todos os Senadores. E aqui cito especificamente o Senador Flexa Ribeiro, que tem se empenhado. S. Exª não faz parte do nosso partido, mas a luta que travamos é muito superior a isso. Também se têm empenhado todos os Parlamentares de Mato Grosso e do Pará, como a Senadora Ana Júlia Carepa. Estou dando ênfase ao Senador Flexa Ribeiro, do Pará, que faz parte dessa luta com bastante determinação.

Existe, como dizia, a necessidade de aprovação do Orçamento. No Orçamento de 2006, Senador Romeu Tuma, que preside a Casa neste momento, há R$50 milhões, que alguns dirão ser pouco, para iniciar o trabalho de asfaltamento na BR-163, no Pará. É pouco sim, mas já dá para trabalharmos as pontes.

Neste final de semana, participamos de reuniões importantes, próximo à divisa do Pará. Nesse local, se as pontes forem reparadas - e os R$50 milhões previstos no Orçamento tornam possível a reparação dessas pontes -, já existem empresas dispostas a escoar a produção de Mato Grosso, via Santarém, e a trazer insumos, fertilizantes, fungicidas, etc., que chegarão por um preço muito mais acessível ao Pará e, principalmente, ao Mato Grosso, via Santarém.

Se essa possibilidade já está posta, compete-nos, como Parlamentares, atuar imediatamente para que pelo menos as pontes sejam viabilizadas, enquanto se decide como será feito o asfaltamento nesse trecho grande - se não me engano de 600 km, dentro do Pará, da divisa de Mato Grosso até Santarém -, que ainda não se sabe se será sob a forma de PPPs. As pontes podem ser viabilizadas, e já existem empresas dispostas a fazer o trânsito de produção e de fertilizantes no trecho Santarém-Mato Grosso e Mato Grosso-Santarém.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/03/2006 - Página 6856