Pronunciamento de Romeu Tuma em 14/03/2006
Discurso durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Elogios à iniciativa do Senado Federal de entregar ontem, durante a Bienal do Livro de São Paulo, edições em braile do Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, para entidades paulistas que prestam apoio a deficientes visuais.
- Autor
- Romeu Tuma (PFL - Partido da Frente Liberal/SP)
- Nome completo: Romeu Tuma
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Elogios à iniciativa do Senado Federal de entregar ontem, durante a Bienal do Livro de São Paulo, edições em braile do Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, para entidades paulistas que prestam apoio a deficientes visuais.
- Publicação
- Publicação no DSF de 15/03/2006 - Página 7822
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- ELOGIO, GRAFICA, SENADO, PUBLICAÇÃO, LIVRO, CODIGO BRAILLE, DISTRIBUIÇÃO, ENTIDADE, APOIO, CEGO, OPORTUNIDADE, FEIRA DO LIVRO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INCENTIVO, PRODUÇÃO, LIVRO DIDATICO, ATENDIMENTO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ROMEU TUMA (PFL - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Peço licença aos Senadores inscritos, por um minuto, só para registrar um fato muito importante: o trabalho que a Gráfica do Senado conseguiu desenvolver, elaborando e distribuindo um pequeno dicionário da Língua Portuguesa, Senador José Jorge. Ele é grande porque os dez mil verbetes, organizados pelo Professor Campelo, foram publicados em seis volumes.
Esse dicionário foi distribuído ontem na Bienal do Livro de São Paulo graças ao trabalho do Dr. Júlio, Diretor da Gráfica, do Dr. Campelo, que é do Conselho Editorial e dicionarista, e de todos aqueles que deram oportunidade de o Senado entregar essa publicação a várias entidades de deficientes visuais.
Lá, como exemplo, estava o jovem Daniel, aluno do segundo ano da faculdade de Direito, que disse que o primeiro dicionário de que tomou conhecimento foi em espanhol, na Espanha.
Dessa forma, o Brasil dá a chance, por intermédio do Senado, de estimular as autoridades públicas a produzirem mais em braile, para que a inserção desses deficientes realmente tenha uma compensação e para que haja elaboração de livros didáticos para que possam trabalhar.
Peço desculpas e agradeço a V. Exª, mas era muito importante falar sobre a bastante emocionante cerimônia realizada ontem na Bienal, no stand do Senado Federal.
Obrigado, Sr. Presidente.
Modelo1 12/1/247:31