Discurso durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Parabeniza o PSDB pela escolha do Governador Geraldo Alckmin para concorrer a Presidência da Republica. Participação de S.Exa. no Fórum "Saúde e Democracia - Uma Visão de Futuro para o Brasil", realizado no Rio de Janeiro, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES. SAUDE.:
  • Parabeniza o PSDB pela escolha do Governador Geraldo Alckmin para concorrer a Presidência da Republica. Participação de S.Exa. no Fórum "Saúde e Democracia - Uma Visão de Futuro para o Brasil", realizado no Rio de Janeiro, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
Aparteantes
Alvaro Dias, Antonio Carlos Magalhães, Leonel Pavan.
Publicação
Publicação no DSF de 15/03/2006 - Página 7845
Assunto
Outros > ELEIÇÕES. SAUDE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESCOLHA, GERALDO ALCKMIN, CANDIDATO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.
  • PARTICIPAÇÃO, DEBATE, SAUDE, DEMOCRACIA, BRASIL, PROMOÇÃO, CONSELHO NACIONAL, SECRETARIA DE SAUDE, DETALHAMENTO, DIRETRIZ, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), AMBITO, SAUDE PUBLICA, DEFESA, REFORÇO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), MELHORIA, QUALIDADE, ATENDIMENTO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, eu gostaria de parabenizar o Presidente do meu Partido, Tasso Jereissati, juntamente com os demais Líderes, diretórios, governadores, pela escolha do nome do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para disputar a Presidência da República.

Acredito que o PSDB entrega hoje ao povo brasileiro um dos bons candidatos - para não dizer o melhor candidato - para qualificar o debate e, inclusive, devolver a esperança ao povo brasileiro, tão sofrido e necessitando de alguém que tenha o caráter, a ética, a sobriedade, a responsabilidade e a determinação do Governador Geraldo Alckmin.

Concedo um aparte ao Senador Alvaro Dias.

O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - Senadora Lúcia Vânia, primeiramente, meus cumprimentos a V. Exª pela abordagem que faz da competência com que o Presidente Tasso Jereissati e as demais Lideranças do PSDB conduziram esse processo, encarregados de administrar uma eventual disputa interna que pudesse levar o Partido ao constrangimento de ter que decidir entre dois nomes de duas lideranças extraordinariamente benquistas dentro do nosso Partido; e a felicidade de poder oferecer ao País uma opção competente, que pode proporcionar uma experiência administrativa construtiva, verdadeiramente positiva, no Governo de São Paulo, e uma postura ética imbatível, que são os pressupostos básicos indispensáveis para que se alcance vitória no processo eleitoral já em curso, sobretudo em função do momento que vive o País, desencantado com os escândalos de corrupção e com os desmandos governamentais. A Oposição tem agora uma bandeira e poderá, sem dúvida nenhuma, oferecer uma alternativa inteligente de mudança para o povo brasileiro. Muito obrigado, Senadora.

A SRª LUCIA VÂNIA (PSDB - GO) - Concedo um aparte ao Senador Leonel Pavan.

O Sr. Leonel Pavan (PSDB - SC) - Senadora Lúcia Vânia, V. Exª é a primeira a fazer um pronunciamento. Eu fiz o anúncio, há pouco, da candidatura de Geraldo Alckmin, mas V. Exª é a primeira a fazer um pronunciamento neste sentido. Tenho certeza de que o PSDB sai grande desse processo, sai mais fortalecido, musculoso, porque sai unido. Neste momento, Geraldo Alckmin está chegando à sede do PSDB - chegou agora! - de São Paulo. Lá, José Serra, Geraldo Alckmin, Tasso Jereissati, esse grande Presidente que soube conduzir o processo de escolha, junto com o Governador Aécio Neves, estarão comemorando a unidade do PSDB, que vai realmente construir, ou reconstruir o caminho para o nosso País, vai reconstruir a esperança brasileira nas eleições a partir do ano que vem.

Esperamos que, com os demais partidos da Oposição, possamos todos nós, juntos, resgatar a credibilidade do nosso País com Geraldo Alckmin Presidente da República.

A SRª LUCIA VÂNIA (PSDB - GO) - Concedo um aparte ao Senador Antonio Carlos.

O Sr. Antonio Carlos Magalhães (PFL - BA) - V. Exª é sempre uma voz admirável nesta Casa e hoje começa o seu discurso fazendo o anúncio da candidatura do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para a Presidência da República. Devo dizer que V. Exª pertence a um Partido feliz, que decidiu entre dois grandes candidatos. O Prefeito José Serra está fazendo uma administração brilhantíssima e poderia ser o candidato, como também poderia ser, e foi, o Governador Geraldo Alckmin. Os brasileiros devem estar hoje muito felizes; e os paulistas, mais ainda. Ainda esperamos que o Governador de São Paulo seja o Prefeito José Serra, pela sua competência e por tudo que poderá fazer pelo País como Governador de São Paulo. Por outro lado, Geraldo Alckmim é uma figura realmente notável da Administração Pública, um homem simpático e que ainda tem ao seu lado uma pessoa que o ajuda muito nos trabalhos sociais - e sei que isso pesa muito na consciência de V. Exª -, que é a Dona Lu Alckmin, que faz um trabalho excelente na área social. Vamos mudar o Brasil com essa união que teremos de fazer com o seu Partido e com Geraldo Alckmin, como faríamos também com o José Serra, se ele fosse escolhido.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO) - Agradeço ao Senador Antonio Carlos Magalhães o seu depoimento a respeito da escolha. E quero dizer, Senador, que também comungo com V. Exª quando aponta o Prefeito José Serra como um grande quadro do nosso Partido. S. Exª, sem dúvida nenhuma, tem feito uma excelente administração e seria também um grande candidato à Presidência da República. No entanto, S. Exª demonstrou, nesse episódio, grandeza. Entendeu que a unidade do Partido era, neste momento, a questão mais importante e que isso se faria naturalmente com a divisão do trabalho. S. Exª à frente da Prefeitura de São Paulo ou em outra situação, tenho certeza de que o Partido ganha muito com esse conjunto de homens trabalhando em favor do País.

Mas, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tive a honra de participar, ontem, do Fórum “Saúde e Democracia - uma visão de futuro para o Brasil”, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

Esse fórum foi realizado no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, e encerra hoje. Ele reúne representantes dos principais partidos políticos para debaterem sua visão de saúde pública e suas propostas.

Neste momento em que a sucessão presidencial nos leva a refletir sobre o País que queremos e quais os caminhos para construí-lo, apresentei, em nome do meu Partido, o PSDB, as linhas mestras com que o Partido sempre pautou sua atuação na defesa da saúde pública.

O PSDB defende as diretrizes contidas no título da Ordem Social da Constituição Federal e, em especial, a instituição do Sistema Único de Saúde, que é consubstanciado numa inequívoca política pública democrática.

Sempre trabalhamos para garantir que a saúde fosse prioridade nas políticas públicas e não apenas um programa delineado no papel. Para o PSDB, democracia também se faz com universalidade de acesso à saúde, atendimento integral, descentralização de gestão, eqüidade no financiamento e controle social.

            Podemos afirmar que a implantação do Sistema Único de Saúde, apesar de todos os percalços e dos seus princípios de integralidade e universalidade, significou o maior movimento de inclusão social da história brasileira.

O SUS não é uma obra pronta e acabada...

(O Sr. Presidente faz soar campainha.)

            A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO) - Já concluo, Sr. Presidente.

É certo que merece aperfeiçoamentos, mas é um sistema que deu certo. É uma das maiores redes do mundo, ao atender a maior parcela da população brasileira e, o que é melhor, propiciando a melhoria dos indicadores sociais, que já vem de muitos anos, e com esforços reconhecidos internacionalmente.

Sr. Presidente, solicito que o meu discurso seja publicado na íntegra.

O SR. PRESIDENTE (Efraim Morais. PFL - PB) - V. Exª ainda tem dois minutos, Senadora.

A SRª LÚCIA VÂNIA (PSDB - GO) - Pois não. Então, posso continuar.

Muito obrigada, Sr. Presidente.

Eu gostaria de dizer que temos uma preocupação de não reduzir o Sistema Único de Saúde a um único regime que atenda somente à população mais pobre. Queremos um sistema que seja universal, que atenda a todas as pessoas e que não venha ao encontro das antigas reformas sanitárias executadas pelo mundo, em que se busca um sistema pobre para os pobres. Não queremos isso. Queremos um sistema completo, que possa realmente atender à população brasileira com qualidade.

Portanto, propomos reformar, mas não fundar mais uma vez SUS. Isso significa que, após quinze anos da implantação da lei que o instituiu, ainda nos deparamos com enormes desafios que podemos vencer. E esses desafios, eu os apresentei no Congresso, no fórum, ontem. Apresentamos as propostas, apresentamos as nossas críticas, mas, acima de tudo, apresentamos nossas sugestões, com a garantia de que o Partido lutará para que o Sistema Único de Saúde continue sendo um sistema universal e integral e que continue atendendo a população brasileira como um todo.

Muito obrigada, Sr. Presidente.


Modelo1 11/28/249:57



Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/03/2006 - Página 7845