Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Louvor ao projeto de Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico do estado de Rondônia, aprovado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.:
  • Louvor ao projeto de Zoneamento Sócio-Econômico e Ecológico do estado de Rondônia, aprovado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2006 - Página 6235
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, APROVAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA), ZONEAMENTO ECOLOGICO-ECONOMICO, ESTADO DE RONDONIA (RO), INICIO, GOVERNO, ORADOR, EX GOVERNADOR, ELOGIO, TRABALHO, TECNICO, AUTORIDADE, APOIO, BANCADA, CONGRESSISTA, PREVISÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, SEGURANÇA, PRODUTOR RURAL.

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria, neste momento, de usar esta tribuna para falar de um projeto muito importante que foi aprovado no Conama, hoje pela manhã, que diz respeito ao zoneamento agroecológico e econômico do Estado de Rondônia e que se iniciou durante o meu Governo, em 1995. Deixei 80% desse projeto concluídos e o Governo seguinte executou os outros 20%. Esse foi um trabalho gigantesco, porque se trata do primeiro Estado da Federação brasileira a ter um zoneamento desse tipo elaborado, concluído e aprovado pelo Conama, pelo Ministério do Meio Ambiente. Tenho certeza de que esse projeto, a partir da agora, vai trazer grandes benefícios para a população do meu Estado de Rondônia e servirá como modelo para outros Estados da Federação. O Mato Grosso já está prestes a concluir seu zoneamento e outros Estados deverão fazer o mesmo, principalmente os nove integrantes da Amazônia legal brasileira.

Quero destacar o trabalho de técnicos exemplares, como Emerson Teixeira, hoje falecido, que foi meu Secretário de Planejamento; Pedro Beber, Coordenador do Programa, grande técnico; Janilene Vasconcelos, Secretária de Planejamento do nosso Governo. Em nome destas três pessoas, cumprimento e agradeço o trabalho de todos os técnicos, inclusive os do Banco Mundial, os dos Governos estadual e federal, às Organizações Não-Governamentais pelo trabalho contínuo realizado junto a todas as entidades não-governamentais, inclusive com as etnias indígenas do Estado de Rondônia, que foram beneficiadas pelo programa antes mesmo de ele ser aprovado, como hoje acontece.

Destaco o apoio da bancada federal, não só da atual, mas das anteriores, agradecendo, em especial, ao Deputado Confúcio Moura, atual Prefeito da cidade de Ariquemes, que foi Coordenador da bancada na Legislatura passada; ao Deputado Agnaldo Muniz; ao Deputado Anselmo de Jesus, Coordenador da nossa bancada; ao Deputado Hamilton Casara, atual Coordenador da bancada de Rondônia; à Deputada Marinha Raupp, que está no seu terceiro mandato como Deputada Federal, sempre trabalhando, buscando o consenso para que projetos dessa natureza fossem aprovados no Estado de Rondônia; ao Senador Amir Lando, que está nesta Casa há 16 anos e contribuiu muito com seu trabalho para que este projeto chegasse a um final feliz; enfim, todos os Parlamentares federais e estaduais e os Governos federal e estadual que deram também sua parcela de contribuição.

Acredito que, a partir de agora, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nossos produtores rurais - pequenos, médios e grandes - dormirão mais tranqüilos, porque o rumo, o norte está traçado por esse grande Projeto de Zoneamento Socioeconômico-Ecológico do Estado de Rondônia.

Ficam aqui os nossos agradecimentos, apesar de tardios, Sr. Presidente, já que poderia ter sido aprovado há três ou quatro anos atrás. Demorou muito, mas há um velho ditado que diz “antes tarde do que nunca”. E ainda fomos o primeiro Estado da Federação - repito - a ter esse zoneamento tão importante, aprovado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama.

Era o que tinha, Sr. Presidente. Sei que ainda tenho algum tempo, mas, no sentido de contribuir com os meu Pares, já que a sessão deveria ter se encerrado, concluo o meu pronunciamento, pois ainda temos três Senadores que farão uso da palavra: o Senador Amir Lando, o Senador Sibá Machado e o Senador Mão Santa.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2006 - Página 6235