Discurso durante a Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem pela passagem, em 23 do corrente, do Dia dos Rotarianos.

Autor
Valmir Amaral (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Valmir Antônio Amaral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pela passagem, em 23 do corrente, do Dia dos Rotarianos.
Publicação
Publicação no DSF de 24/02/2006 - Página 6344
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, MEMBROS, ENTIDADE, ASSISTENCIA SOCIAL, AMBITO INTERNACIONAL, ELOGIO, TRABALHO, BENEFICIO, MELHORIA, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.

O SR. VALMIR AMARAL (PTB - DF. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a passagem, nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, do Dia dos Rotarianos enseja uma bela reflexão acerca do trabalho que o Rotary Clube realiza em todo o mundo, por intermédio de milhares de unidades, na busca permanente do entendimento, da cooperação e da promoção social da humanidade.

Estabelecido em 168 países e reunindo 1,2 milhão de sócios, distribuídos em 32 mil unidades, o clube completou, no ano passado, o seu primeiro centenário. Nesses anos todos, o Rotary sempre soube se manter fiel ao propósito de servir ao próximo e à comunidade. Observa, dessa maneira, os ideais que embalaram o advogado Paul Harris e seus companheiros, no sentido do aproveitamento das habilidades e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade. A partir do lema dar de si antes de pensar em si, os rotarianos propugnam e praticam a boa vontade e a paz no mundo, buscando oferecer serviços humanitários e fomentar um alto padrão ético nas práticas profissionais.

No mundo contemporâneo, no qual prevalecem, cada vez mais, o individualismo e o pragmatismo exacerbado, vizinhos do descompromisso social, não é pouca coisa dispormos de uma organização apolítica, não religiosa e aberta a todos os interessados, com capacidade de lutar pelos mais elevados ideais. É por isso, Senhor Presidente, que me sinto verdadeiramente honrado em fazer este registro e esta justa homenagem aos rotarianos de todo o Brasil, em especial àqueles que vivem, trabalham e prestam sua colaboração comunitária no nosso Distrito Federal. Os rotarianos são homens e mulheres de negócios e profissionais que, por meio da prestação de serviços totalmente voluntários, procuram elevar a qualidade de vida de comunidades locais, na certeza de contribuírem para um mundo melhor. Há quase duas décadas, desde 1987, as mulheres passaram a ser aceitas pela entidade; atualmente, formam um segmento em franca expansão. Hoje mais de 2 mil Rotary Clubes estão sob a presidência de mulheres, que também assumem relevantes papéis em termos de liderança regional.

Mas permitam-me, Srªs e Srs. Senadores, destacar a multiplicidade das ações comunitárias que os rotarianos de todo o mundo desenvolvem em bases regulares. Esses autênticos cidadãos e cidadãs de boa vontade procuram equacionar alguns dos mais críticos problemas da atualidade, como violência, uso de drogas, falta de orientação da juventude, moléstias como a Aids, fome, analfabetismo e destruição do meio ambiente. Adotam iniciativas capazes de apontar e propor soluções concretas para inúmeras questões críticas experimentadas pelas diversas comunidades.

Atuando junto e em favor da juventude, os rotarianos tentam focalizar os dilemas e desafios que as novas gerações enfrentam em seu cotidiano. A partir de programas como Interact Clubes, destinado a jovens de 14 a 18 anos, Rotaract Clubes, para jovens de 18 a 30 anos, e dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil, meninas e meninos, moças e rapazes são treinados para a liderança participativa, comprometida com a prestação de serviços comunitários. O programa Intercâmbio de Jovens, por exemplo, oferece a estudantes do ensino médio a oportunidade de viver temporariamente no exterior e, assim, ampliar seus horizontes e sua visão do mundo, além de travar uma ampla gama de contatos e amizades internacionais.

A Fundação Rotária, vinculada ao Rotary Internacional, oferece aos associados a oportunidade de trabalhar pela paz e pela compreensão mundial. Patrocinada unicamente por doações de rotarianos e outros colaboradores que compartilham a visão de um mundo melhor, a Fundação Rotária é o veículo por meio do qual os rotarianos patrocinam programas internacionais de cunho educativo e humanitário.

Os programas humanitários levam atendimento e suprimentos médicos, água potável, alimentos, treinamento profissionalizante e educação a comunidades necessitadas. Sua atuação é voltada, sobretudo, para as populações do mundo em desenvolvimento. Já os programas educacionais da Fundação Rotária conformam o maior projeto internacional de bolsas de estudos do mundo, financiado por uma entidade privada. Anualmente, são outorgadas 1.100 bolsas para estudos de pós-graduação no exterior. Além disso, a Fundação também oferece subsídios para professores universitários lecionarem em países em desenvolvimento e para o intercâmbio de equipes integradas por líderes executivos e profissionais. Atentos à realidade e comprometidos com a resolução dos problemas imediatos de suas comunidades, sem contudo negligenciar as grandes questões que desafiam o mundo contemporâneo, os rotarianos cumprem, com serenidade e estóica determinação, o lema do Rotary Clube: dar de si antes de pensar em si. Ambiciosos? Sonhadores? Não, acima de tudo, os rotarianos são grandes realizadores. Homens e mulheres, agentes de transformação social que dedicam graciosamente parte de seu tempo para servir a comunidade.

Sr. Presidente, Sras. e Srs. Senadores, ao cumprimentar o Rotary Clube pelo transcurso de mais um Dia dos Rotarianos, quero externar meu reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a inúmeras comunidades brasileiras. Continuem, rotarianos, a realizar esse trabalho profícuo e notável em prol de toda a sociedade. O Brasil agradece, o mundo agradece.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

Muito obrigado


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/02/2006 - Página 6344