Discurso durante a 12ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da comemoração, no Estado de Santa Catarina, dos 50 anos de Extensão Rural, que iniciou com a antiga ACARESC, hoje EPAGRI. Comentários à matéria intitulada "Polícia Federal indicia ex-tesoureiro do PL", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 23 de fevereiro do corrente.

Autor
Leonel Pavan (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SC)
Nome completo: Leonel Arcangelo Pavan
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro da comemoração, no Estado de Santa Catarina, dos 50 anos de Extensão Rural, que iniciou com a antiga ACARESC, hoje EPAGRI. Comentários à matéria intitulada "Polícia Federal indicia ex-tesoureiro do PL", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 23 de fevereiro do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2006 - Página 7282
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL. GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, CINQUENTENARIO, EXTENSÃO RURAL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ELOGIO, DESENVOLVIMENTO, ATIVIDADE AGROPECUARIA, REGIÃO, ESPECIFICAÇÃO, GRÃO, LEITE, SUINOCULTURA, AVICULTURA.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INDICIAMENTO, EX-EMPREGADO, TESOUREIRO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO LIBERAL (PL), ACUSAÇÃO, LAVAGEM DE DINHEIRO, CRIME CONTRA A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.

O SR LEONEL PAVAN (PSDB - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste dia 7 de março, se comemora em Santa Catarina os 50 anos de Extensão Rural, que iniciou com a antiga ACARESC, hoje EPAGRI. Uma data importante e digna de registro para o setor agropecuário de nosso Estado, porque revela o trabalho o incansável dos técnicos do setor que, em parceria com os agricultores, conseguiram notáveis avanços nestas últimas décadas , contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no campo e para a economia catarinense, hoje também destaque no agronegócio.

Muitos benefícios foram conquistados ao longo deste cinquentenário no desenvolvimento das atividades agrícolas no Estado.

O aprimoramento genético permitiu que nosso rebanho leiteiro se destaca-se, a suinocultura pudesse competir com os países desenvolvidos, assim como a avicultura que fez de Santa Catarina o maior exportador do Brasil no setor.

Na área de grãos o sucesso não foi menor. Destacam-se o desenvolvimento de cultivares adaptadas às nossos condições climáticas e compatíveis com as qualidades do nosso solo. A produtividade de arroz, soja, milho, feijão foi crescente a partir da atuação dos técnicos vinculados à empresa de pesquisa e extensão rural do Estado de Santa Catarina.

O estímulo ao associativismo, com ênfase às cooperativas, é outro trabalho de sucesso realizado pelos agentes da extensão rural que melhorou a renda dos produtores

Outros trabalhos marcantes da extensão rural e fundamentais para o desenvolvimento da agricultura catarinense foram a introdução da horta doméstica, o trabalho com juventude rural, o projeto de horticultura e a introdução da criação de aves de alta postura e frangos de corte em regime de confinamento, entre muitos outros.

Sem dúvida, existe uma era antes e depois dos trabalhos de extensão rural em Santa Catarina , cujos técnicos responsáveis estão de parabéns pelo trabalho, dedicação e eficiência durante ao longo destes 50 anos.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, outro assunto que eu queria ocupo a Tribuna neste momento para comentar a matéria intitulada “Polícia Federal indicia ex-tesoureiro do PL”, publicada no jornal O Estado de S. Paulo do dia 23 de fevereiro do corrente.

A matéria destaca que o ex-tesoureiro do PL, Jacinto Lamas, foi indiciado ontem por lavagem de dinheiro e crime contra a administração pública no inquérito da Polícia Federal que investiga o mensalão. Ele confessou ter recebido cerca de R$1,3 milhões do empresário Marcos Valério de Souza, mas não quis colaborar com as investigações sobre o destino do dinheiro.

Por fim, Sr. Presidente, requeiro que a referida matéria passe a integrar esse pronunciamento, a fim de que conste dos Anais do Senado Federal.

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR LEONEL PAVAN EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

“Polícia Federal indicia ex-tesoureiro do PL”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2006 - Página 7282