Pronunciamento de Heloísa Helena em 21/03/2006
Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Preocupação com a postura da Líder do PT, Senador Ideli Salvatti.
- Autor
- Heloísa Helena (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AL)
- Nome completo: Heloísa Helena Lima de Moraes Carvalho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
- Preocupação com a postura da Líder do PT, Senador Ideli Salvatti.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/03/2006 - Página 8913
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
- Indexação
-
- APREENSÃO, JUSTIFICAÇÃO, IDELI SALVATTI, SENADOR, REQUERIMENTO, SOLICITAÇÃO, ACESSO, FITA MAGNETICA, CIRCUITO, TELEVISÃO, SENADO, CONFIRMAÇÃO, VISITA, EMPREGADO DOMESTICO, CONGRESSISTA, BANCADA, OPOSIÇÃO.
- DEFESA, LIBERDADE, TESTEMUNHA, VERACIDADE, DEPOIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI).
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
A SRª HELOÍSA HELENA (P-SOL - AL. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu não tenho nenhum problema em que se instalem câmeras de televisão, escutas ou outras coisas mais no meu gabinete. Não tem nenhum problema, porque no meu gabinete não recebo bandido, vigarista. Se quiserem instalar no meu gabinete, não tem nenhum problema. Será algo até cansativo, porque é coisa de trabalho, cotidiano. Então, como não estou a legislar em causa própria, não tem nenhum problema.
Entretanto, a declaração da Líder do PT me preocupou mais do que a preocupação, que eu obrigatoriamente já tinha que ter, para preservar o direito que o Senador Antero tem de receber pessoas no gabinete dele, especialmente para cumprirmos nossas obrigações constitucionais de fiscalizar os órgãos do Executivo.
A preocupação aumentou porque, embora eu tivesse a obrigação de defender, com igual veemência, qualquer ataque que fosse feito ao mandato do Senador Antero, a explicação foi mais grave, porque a explicação disse que não era para identificar quem entrava no gabinete do Senador Antero, mas era porque havia várias notinhas nos jornais dizendo que outros Senadores recebiam e... Então, vai ficar muito difícil.
Estou mais preocupada ainda, porque já disse várias vezes: não tenho sigilo bancário, nem fiscal, nem telefônico. Já liguei e já recebi ligações do advogado e do Sr. Nildo, desesperado, com medo de morrer. Porque é evidente que neste País se rouba, se mata, se estabelecem calúnias e se faz qualquer coisa para liquidar quem pela frente passe, ameaçando seu projeto de poder.
Quando o Sr. Francenildo, desesperado, na porta do banheiro, no anexo da CPI dos Correios, estava lá tremendo, e o advogado dele me perguntou: “Senadora, ele quer que a Srª diga que a Polícia Federal é de confiança”, eu disse a ele: olhe, meu filho, a Polícia Federal é de confiança. Tem mulheres e homens de bem na Polícia Federal. Pode ir com eles que você ficará à vontade.
O advogado dele me liga, depois da quebra do sigilo, ele falando comigo desesperado ao telefone: “Olha, eu bem que disse que a Polícia Federal... foi eles que fizeram e tal.” Ninguém nem sabe quem foi. Quer dizer, o Presidente da Caixa Econômica Federal e o gerente já sabem. Não disponibilizaram ainda porque não respeitam o Congresso Nacional, porque já sabem. Só acessa a conta de alguém quem tem o código para acessá-la. Agora, como o Congresso Nacional não merece o respeito, ninguém disse ainda. Mas o Presidente da Caixa já sabe quem foi que acessou a conta, já sabe quem é o gerente ou o funcionário que acessou a conta, porque fica registrado o código utilizado para acesso.
Então, vamos acabar com essa pouca vergonha de dizer que não sabe. É porque não respeita o Congresso Nacional. Então, estou solidária com V. Exª, Senador Antero Paes de Barros, mas muito preocupada. Eu já estou agora dizendo lá em casa assim - porque todo mundo, menino, mãe, está desesperado: se me matarem num assalto, não acreditem que foi assalto; todo Senador tem que dizer isto: se atropelarem, não acreditem que foi atropelamento. Isso é um exagero, não tem quem agüente uma situação como essa. Isso é um absurdo!
Então, quem quiser instalar câmera no meu gabinete, na minha casa, vai achar enfadonho, mas pode fazer. Agora, tirem as patas do pobre do caseiro, que nada mais fez do que dizer a verdade. Aliás, comecem a respeitar para que outros depoimentos piores não possam vir, para dizer exatamente a mesma verdade que o Francenildo disse.
Modelo1 12/2/243:34