Pronunciamento de Renan Calheiros em 21/03/2006
Fala da Presidência durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Esclarecimentos sobre o sistema de câmeras instaladas no Senado. Determinação ao setor competente da Casa para que averigúe as ponderações do Senador Antero Paes de Barros relativamente ao direcionamento de uma câmera para a entrada de seu gabinete.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Esclarecimentos sobre o sistema de câmeras instaladas no Senado. Determinação ao setor competente da Casa para que averigúe as ponderações do Senador Antero Paes de Barros relativamente ao direcionamento de uma câmera para a entrada de seu gabinete.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/03/2006 - Página 8916
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- ESCLARECIMENTOS, OBJETIVO, CIRCUITO, TELEVISÃO, INSTALAÇÃO, SENADO, GARANTIA, SEGURANÇA, SENADOR, POSSIBILIDADE, OFERECIMENTO, INFORMAÇÕES, COLABORAÇÃO, EXPLICITAÇÃO, FATO, CRISE, NATUREZA POLITICA, PAIS.
- INFORMAÇÃO, CONVOCAÇÃO, DIRETOR GERAL, SENADO, INVESTIGAÇÃO, POSSIBILIDADE, OCORRENCIA, VIGILANCIA, ENTRADA, GABINETE, ANTERO PAES DE BARROS, SENADOR.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Vou lhe conceder a palavra na forma do art. 14, se V. Exª desejar.
Lamento que V. Exª invoque um dispositivo do Regimento que eu considerei, igualmente a qualquer outro Senador, porque isso comprometerá irreversivelmente nossa Ordem do Dia. Oito medidas provisórias trancam a pauta do Senado Federal.
Este clima persiste desde as duas últimas semanas. Se levarmos isso adiante; se transformarmos isto aqui em um permanente embate político, nós não vamos chegar absolutamente a lugar algum.
Quero dizer à Casa, porque considero importante, que as câmeras que estão instaladas no Senado Federal são para efeito de segurança e não para vigiarem a entrada e a saída do gabinete de qualquer Senador. Mesmo assim, em algumas oportunidades, elas tiveram que oferecer informações para esclarecer outros fatos ao longo dessa crise política. E nós não negamos absolutamente a colaboração, em função do objetivo, que é a transparência, o esclarecimento de tudo. Não me convém citar os casos, mas, se for necessário, citarei. É claro que difere do caso apresentado pelo Senador Antero Paes de Barros. S. Exª crê que há uma câmera direcionada para a entrada de seu gabinete. Se isso ocorre, há, na verdade, uma situação que atenta contra o direito do cidadão, contra a legitimidade do mandato e contra a própria instituição. Não vamos concordar com isso, absolutamente. Vou convocar o Diretor-Geral do Senado Federal e pedir que, imediatamente, proceda a uma investigação, para que nós tenhamos uma resposta definitiva em relação à questão.
Modelo1 1/10/259:33