Pronunciamento de Heráclito Fortes em 21/03/2006
Discurso durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Réplica ao pronunciamento da Senadora Ideli Salvatti.
- Autor
- Heráclito Fortes (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
- Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
- Réplica ao pronunciamento da Senadora Ideli Salvatti.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/03/2006 - Página 8917
- Assunto
- Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
- Indexação
-
- REPUDIO, ACUSAÇÃO, TENTATIVA, VINCULAÇÃO, CONGRESSISTA, ATO ILICITO.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Agradeço a V. Exª. Digo à nobre Senadora Líder que gosta muito de música, inclusive canta em plenário vez ou outra, que o Billy Blanco já diz: o que dá para rir dá para chorar.
Insinuar, insinuar ligações do Sr. Francenildo comigo, tudo bem. Agora, o Sr. Celso Três acusar, processar, denunciar, é um Deus nos acuda. Acho que deveríamos, já que V. Exª quer acabar de uma vez por todas com esse fato, convocar o Celso Três para vir aqui à CPI dos Bingos. Já se tentou isso e não se conseguiu. E aí iríamos abordá-lo para que ele falasse, para que ele esclarecesse os fatos. Sei que V. Exª pode estar coberta de razões com o fato. Conheço muito pouco o fato, a não ser por meio de e-mails que recebo de eleitores e não eleitores de V. Exª, toda a vez que, infelizmente, temos pendengas em Plenário. Para que isso acabe, de uma vez por todas, vamos trazê-lo à CPI.
Agora, o que não pode acontecer é que, na hora que se pega um funcionário do Governo, na contramão da história, divulgando vazamento, venha-se querer terceirizar responsabilidades.
O jornal Correio Braziliense de hoje diz que já localizou, que é um assessor próximo ao Ministro Palocci. Em nenhum momento, o Governo, com o desejo de esclarecer a situação, pediu uma investigação sobre esse funcionário. Quem é, no gabinete do Ministro Palocci, com aquelas características, com aquele acesso, que tenha cometido esse ato? Até porque, de qualquer maneira, não cometeu sozinho. Cometeu com a conivência de alguém da Caixa Econômica que tem acesso à senha.
De forma que desviar os fatos é muito bom. Ficar jogando notinhas, como foi dito pela própria Líder - daí a minha revolta -, insinuando, passando para colunistas, como fonte de informação, que foi fulano ou sicrano é muito bom, Sr. Presidente. Mas o fato não é esse. Todos nós temos responsabilidades aqui.
O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Permita-me, Senador.
O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Todos nós temos dever para com a Nação. E eu não posso aceitar que pelo fato de o Sr. Francenildo ser meu conterrâneo eu tenha tido ligações com ele; e poderia até. Vou aqui me redimir. Sr. Presidente, eu tive tanto cuidado que hoje pedi a meu gabinete que examinasse no fichário se ele, no ano passado, ou quando chegou a Brasília, desempregado, não procurou o meu gabinete atrás de uma proteção, de um emprego ou do que quer que seja.
O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Devia ter procurado. Devia ter procurado.
O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Exato. Nem esse registro houve.
Senador Mercadante, compreendo, em parte, a sua preocupação. V. Exª não acompanhou esses fatos, que vêm desde ontem.
O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - Estava na campanha.
O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Vou concluir, Sr. Presidente.
O Sr. Pedro Simon (PMDB - RS) - V. Exª me permite um aparte, Senador?
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Não pode haver aparte, Senador Pedro Simon.
O SR. HERÁCLITO FORTES (PFL - PI) - Uma das TVs, hoje, em uma entrevista, disse que o PT, o Governo, já fez a primeira vítima: o Senador Heráclito Fortes. Eu tenho 25 anos de mandato. Eu tenho responsabilidades. Nunca passei por situações semelhantes, de acusação leviana, até porque sou muito transparente. Faria a denúncia se soubesse - quero deixar bem claro. Eu protegeria esse rapaz às claras e não na calada da noite.
O que me revolta é a maneira como está sendo feito esse tipo de diversificação do fato, principalmente sendo a responsável a Líder do Partido do Governo nesta Casa.
Senador Mercadante, concordo com V. Exª, este debate é desagradável e desconstrói. Mas, infelizmente, foi criado pelo Partido de V. Exª. Muito obrigado.
Modelo1 1/13/2510:31