Fala da Presidência durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários ao discurso do Senador Arthur Virgílio sobre as pesquisas e as eleições.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Comentários ao discurso do Senador Arthur Virgílio sobre as pesquisas e as eleições.
Publicação
Publicação no DSF de 23/02/2006 - Página 6249
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • COMENTARIO, DISCURSO, SENADOR, RESULTADO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, ELEIÇÕES.
  • IMPORTANCIA, REALIZAÇÃO, PARTIDO POLITICO, ANALISE PREVIA, CANDIDATURA, BENEFICIO, DEMORA.

O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco/PT - SP) - Senador Arthur Virgílio, V. Exª há de convir que, como Presidente da sessão, não farei um aparte a V. Exª, mas, se me permite, faria duas considerações.

Quando, há duas semanas, V. Exª comentou a pesquisa CNT/Sensus, V. Exª se surpreendeu e avaliou que o resultado deveria ser objeto de análise pela Justiça Eleitoral. Eu até havia observado, salvo engano no dia 22 de outubro, que V. Exª havia feito um comentário sobre a pesquisa CNT/Sensus, destacando o crescimento dos dois candidatos do PSDB e o declínio do Presidente Lula. Hoje V. Exª, tendo em conta o resultado do Datafolha, observou que se trata de uma tendência que vem ocorrendo e reconhece que não chegou a ter a atitude de levar aquele instituto de pesquisa à Justiça, para ver se está certo ou não. Permita-me observar que avaliei como interessante a maneira como V. Exª fez o registro hoje.

Mas há ainda uma outra observação. É natural que os cidadãos brasileiros, inclusive os de partidos como o meu, o Partido dos Trabalhadores, mas muitos do PSDB, diante do debate que está havendo no seio do seu Partido, formulem essa pergunta que eu aqui, como Presidente desta sessão, faço a V. Exª, que, como Líder do PSDB, poderá refletir a respeito.

Observei que, ainda nesta semana, o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso disse que, muito possivelmente, a decisão do PSDB poderia ser objeto de uma prévia. Avaliei que seria até interessante.

Em 2002, participei de uma prévia como pré-candidato com o Presidente Lula. Ele venceu. Registro, para lembrança de V. Exª, que, pela primeira vez na história do Brasil, um Partido político convidou todos os seus filiados a participarem de uma prévia para a escolha de um candidato.

Na minha avaliação, aquela prévia legitimou e fortaleceu a candidatura de Lula, tendo ocorrido no dia 17 de março de 2002. Cento e setenta e dois mil filiados do PT participaram; Lula obteve 84,4%, e eu obtive 15,6%. Cumprimentei-o e o apoiei até o fechamento das urnas.

Observo que, no seio do PMDB, estão considerando realizar uma prévia, mas não com todos os filiados, para escolher, por exemplo, entre Anthony Garotinho, Germano Rigotto e possivelmente outro.

Quanto ao PSDB, há alguns meses, a população acompanha o processo de decisão. Nesta semana, cogitou-se a realização da prévia. Salvo engano meu, registrou-se que o PSDB teria - peço até a V. Exª que, na sua observação, informe - um número como um milhão cento e poucos mil filiados, que, então, seriam convidados a participar da prévia.

Será que não seria muito positiva, para a escolha de candidatos a Presidente, a realização de prévias, como já ocorreu no meu Partido uma vez? É a pergunto que formulo a V. Exª, para, quem sabe, dar até um esclarecimento relevante não apenas sobre seu Partido, mas sobre o processo de aperfeiçoamento das instituições democráticas brasileiras.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/02/2006 - Página 6249