Discurso durante a 14ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Presença no Senado Federal do Presidente eleito do Haiti, o Sr. René Préval.

Autor
Roberto Saturnino (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Roberto Saturnino Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA EXTERNA.:
  • Presença no Senado Federal do Presidente eleito do Haiti, o Sr. René Préval.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2006 - Página 7552
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, VISITA, SENADO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, HAITI, ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, DEBATE, COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL, ELOGIO, ELEIÇÕES, BUSCA, INTEGRAÇÃO, RELAÇÕES INTERNACIONAIS, RECUPERAÇÃO, CRISE.

O SR. ROBERTO SATURNINO (Bloco/PT - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Senado da República tem a honra de receber neste momento o Presidente eleito do Haiti, o Sr. René Préval, que vem ao Brasil antes de visitar outros países da América do Sul; é uma visita de cortesia, de estreitamento das nossas relações.

Saindo daqui, será recebido na Comissão de Relações Exteriores, onde teremos oportunidade de discutir possibilidades de relacionamentos, não somente políticos como até afetivos. Trata-se de um país que é membro da nossa comunidade latino-americana, um país que passou por uma crise muito profunda, da qual resultou uma crise econômica e social, e que está agora cuidando de sua recuperação.

O Haiti realizou suas eleições e elegeu, com uma larga margem de votos, larguíssima margem de votos o seu novo presidente, René Préval. Estivemos lá eu, o Deputado Fernando Gabeira e outros integrando uma comitiva de observadores das eleições.

Após esse evento marcante da história do Haiti, o seu presidente percorre vários países do continente para estabelecer relações não só econômicas, mas políticas e até fraternas, Sr. Presidente, que é uma dimensão muito importante na nossa ligação com o Haiti.

De forma que tenho a honra de acompanhá-lo aqui e levá-lo, em seguida, à Comissão de Relações Exteriores nessa visita que considero da maior importância. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2006 - Página 7552