Discurso durante a 14ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Pesquisa fraudou tradução", publicada no jornal Correio Braziliense, edição de 9 de março do corrente.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Registro da matéria intitulada "Pesquisa fraudou tradução", publicada no jornal Correio Braziliense, edição de 9 de março do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2006 - Página 7591
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, CORREIO BRAZILIENSE, DISTRITO FEDERAL (DF), GRAVIDADE, VIOLAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, UTILIZAÇÃO, CIDADÃO, ESTADO DO AMAPA (AP), PESQUISA, MALARIA, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), NEGLIGENCIA, GOVERNO BRASILEIRO, GOVERNO ESTADUAL, FUNDAÇÃO INSTITUTO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ), UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP), FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAUDE.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a desumana e reprovável ação do chamado estudo com ribeirinhos do Amapá, transformados em cobaias para o mosquito da malária, foi o assunto da oportuna audiência pública realizada esta semana pela Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

Quando o fato foi descoberto, vim a esta tribuna para condenar as pesquisas que ali estavam se realizando, com a participação da Universidade da Flórida, mas, e isso é o mais grave, com o beneplácito do Governo Lula.

Os ribeirinhos do Amapá recebiam R$20,00 por noite, para que ficassem com os braços oferecidos durante a noite às picadas dos mosquitos.

Quem autorizou?

A Universidade da Flórida pagou.

A Funasa, a Fiocruz, a USP e a Secretaria de Vigilância em Saúde do Amapá foram parceiros dessa ação.

Para que no amanhã o historiador disponha de elementos de avaliação da quadra vivida pelo Brasil, estou anexando a este pronunciamento a matéria que a respeito publica o jornal Correio Braziliense.

            Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Pesquisa fraudou tradução”; Correio Braziliense.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2006 - Página 7591