Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da visita do Ministro das Relações Exteriores da Zâmbia, Ronnie Shikapwasha, presente no Plenário do Senado Federal. (como Líder)

Autor
Marcelo Crivella (PMR - Partido Municipalista Renovador/RJ)
Nome completo: Marcelo Bezerra Crivella
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA EXTERNA.:
  • Registro da visita do Ministro das Relações Exteriores da Zâmbia, Ronnie Shikapwasha, presente no Plenário do Senado Federal. (como Líder)
Aparteantes
Paulo Paim.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2006 - Página 8524
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • ANUNCIO, VISITA, BRASIL, MINISTRO, PAIS ESTRANGEIRO, ZAMBIA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, EMBAIXADOR, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, ZIMBABUE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. MARCELO CRIVELLA (PMR - RJ. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu pedi a V. Exª que me desse a palavra para fazer aqui um anúncio, uma comunicação urgente, que é a visita ao Brasil de S. Exª o Ministro das Relações Exteriores da Zâmbia, que visita nosso País oficialmente e que se faz acompanhar pelo nosso Embaixador no Zimbábue.

Sr. Presidente, eu gostaria de fazer esta saudação. O Ministro chama-se Ronnie Shikapwasha, e gostaria de apresentar a ele as mais altas e distintas considerações e cumprimentos por parte do meu Partido e do Governo Brasileiro. Contudo, antes de fazê-lo, gostaria de dar a palavra ao nobre Senador Paulo Paim, que já havia me pedido a palavra antes que eu ocupasse a tribuna, porque esteve comigo em uma recepção ao Sr. Ministro e pelos seus laços com a mãe África.

Concedo a palavra a V. Exª.

O Sr. Paulo Paim (Bloco/PT - RS) - Senador Marcelo Crivella, gostaria de falar da alegria que senti ontem, ao almoçar, a convite de V. Exª, com o Ministro Ronnie Shikapwasha, quando falamos muito sobre a Zâmbia. Foi uma alegria ouvir o Ministro dizer que ele, nos momentos mais difíceis do grande Líder da humanidade, Nelson Mandela, ele, oficial das Forças Armadas da Zâmbia, inúmeras vezes fez com que Nelson Mandela percorresse a África em defesa da liberdade, da igualdade e pelo fim do apartheid.

Este é um momento para nós muito importante e, por isso, eu tenho que registrar aqui a minha alegria de ter o Ministro no plenário do Senado da República do nosso País. Estivemos lá, junto com o Senador Zambiasi, e somos parceiros para implementar no Parlamento brasileiro a Frente Parlamentar Brasil/Zâmbia, já que também V. Exª é parceiro na Frente Parlamentar Brasil/África. Tomo a liberdade de pedir a todos os Senadores aqui presentes e a V. Exª uma salva de palmas a este grande homem público não só do Brasil, mas internacional. (Palmas.)

O SR. MARCELO CRIVELLA (PMR - RJ) - Sr. Presidente, gostaria de acrescentar também a presença do evangelista Peter Akupel-A e, claro, do nosso Ministro das Relações Exteriores da Zâmbia, como havia dito, Ronnie Shikapwasha.

Senador Paim, eu tenho certeza de que todos os Senadores vão acolher a iniciativa de V. Exª com entusiasmo. Uma Frente Parlamentar Brasil/Zâmbia vai cumprir as promessas de campanha e também da viagem feita pelo Presidente Lula à África, ocasião em que falou de uma dívida histórica do Brasil para com esse continente.

Tenho certeza absoluta de que o líder da Paraíba, Senador José Maranhão, pela imigração que seu Estado teve de irmãos africanos, será um entusiasta dessa frente.

Sr. Presidente, a Vale do Rio Doce está fazendo um excelente trabalho em Moçambique. A Zâmbia fica ao lado, e nós podemos estreitar os laços de desenvolvimento. A Zâmbia é um país riquíssimo: tem cobre, tem cobalto, tem uma agricultura que precisa conhecer os avanços tecnológicos da agricultura brasileira. O Brasil vai estabelecer, agora, uma embaixada na Zâmbia, seguindo a política do Itamaraty, do Governo do Presidente Lula.

Peço que faça parte do meu pronunciamento e que conste dos Anais desta Casa o excelente trabalho que tem feito o Embaixador do Brasil no Zimbábue, aqui presente, Embaixador George, a quem agradeço em nome do Senado e dos brasileiros. Nós temos essa grata satisfação.

Sr. Presidente Cristovam Buarque, V. Exª tem laços muito profundos com a África. Na última vez em que estive na África, V. Exª também estava lá. V. Exª é profundo conhecedor das questões da nossa imigração africana.

Vivemos, então, um dia de felicidade neste Parlamento. Quero dar as boas-vindas oficiais ao Sr. Ministro, à sua comitiva, e dizer do prazer e da alegria que esta Casa tem em recebê-lo. Seja muito bem-vindo, Sr. Ministro das Relações Exteriores da Zâmbia.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Modelo1 6/16/242:19



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2006 - Página 8524