Discurso durante a 18ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Efeitos das pesquisas que indicam melhoria na avaliação do governo Lula. Considerações sobre os trabalhos da CPI dos Bingos e a suspensão do depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa.

Autor
Ana Júlia Carepa (PT - Partido dos Trabalhadores/PA)
Nome completo: Ana Júlia de Vasconcelos Carepa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.:
  • Efeitos das pesquisas que indicam melhoria na avaliação do governo Lula. Considerações sobre os trabalhos da CPI dos Bingos e a suspensão do depoimento do caseiro Francenildo Santos Costa.
Aparteantes
Heráclito Fortes, Leonel Pavan.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2006 - Página 8576
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO. COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.
Indexação
  • ANALISE, DADOS, PESQUISA, AVALIAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, REGISTRO, AUMENTO, POPULAÇÃO, APROVAÇÃO, ATUAÇÃO, GOVERNO, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), HOMICIDIO, BOMBEIRO MILITAR, POLICIA MILITAR, POSSIBILIDADE, VINCULAÇÃO, CRIME ORGANIZADO, JOGO DE AZAR.
  • CRITICA, INEFICACIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO, INVESTIGAÇÃO, CRIME.
  • ESCLARECIMENTOS, REQUERIMENTO, AUTORIA, TIÃO VIANA, SENADOR, SOLICITAÇÃO, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), LIMINAR, SUSPENSÃO, DEPOIMENTO, EMPREGADO DOMESTICO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Por nada, Senadora Heloísa Helena, apenas para cumprir o Regimento. Pensei que V. Exª tivesse falado antes como inscrita e, como titular da Liderança, V. Exª teria toda a precedência.

Sr. Presidente, realmente, estou desde às 13 horas neste plenário para tentar falar. Não posso deixar de comentar os resultados de uma pesquisa e os impactos que têm esses resultados numa Casa democrática.

É natural que, no Congresso Nacional, onde há representantes de Partidos e divisões políticas diferenciadas, divisões ideológicas diferenciadas, no ano em que estamos tão próximos de uma disputa eleitoral que vai decidir os rumos do País, isso tenha impacto. É muito natural, até porque houve melhoria em quase todos os quesitos, com destaque para um movimento mais expressivo nas questões sociais, na avaliação do Governo Lula.

Outro aspecto que contribui para a melhora da avaliação geral do Governo é a expectativa em relação à economia. O brasileiro está mais otimista em relação à elevação da sua renda e mostra-se mais confiante também em relação à estabilidade dos preços. Ele também mostra essa confiança em relação à geração de empregos. Isso é também um desejo. E falo isso muito à vontade, porque sou uma das que, desde o começo, manifestou divergência em relação a vários pontos da política econômica, pontos esses contra os quais muitas pessoas da sociedade têm manifestado divergência; em relação, por exemplo, ao superávit primário, em relação à taxa de juros. Sempre defendi que o Banco Central realmente não fosse tão ortodoxo. Costumo dizer que o grupo que governou anteriormente, infelizmente, continua à frente do Banco Central. Mas até o Secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, já fala que é preciso acelerar a queda da taxa de juros e alterar o superávit. E são pontos que eu defendo, Senador.

Agora, nós não podemos desvincular. As pessoas têm o direito de pensar diferente, mas é óbvio que está vinculada à divulgação de pesquisa que, nos últimos meses, tem mostrado uma recuperação do Governo, porque a sociedade também percebe o resultado no dia-a-dia da sua vida.

Não é à toa que 72% da população brasileira diz que este ano está melhor. Não é à toa que 80% da população tem expectativa de que o ano de 2006 será melhor, será um ano bom. Isso tem incomodado, às vésperas de uma disputa eleitoral. É óbvio que o povo percebe isso. É claro que a população percebe.

E outros dados da pesquisa mostram essa melhora. Antigamente, chegou-se a desprezar o povo nordestino, porque era exatamente no Nordeste que o Presidente Lula encontrava os melhores índices. Pois, além de ter crescido muito o seu índice na Região Nordeste, cresceu, por exemplo, a diferença entre os que avaliam o governo como ótimo e bom e aqueles que acham que é ruim e péssimo. Essa diferença passou a ser de 33%, ou seja, 49% avaliam o Governo como ótimo e bom na Região Nordeste, enquanto 16% acham que é ruim e péssimo.

Mas, na Região Norte, onde moro - Região de um Estado em que cabem duas Franças - o povo começa a perceber, concretamente, os resultados de uma política acertada na direção dos excluídos desta Nação; e, na Região Centro-Oeste, essa oscilação positiva foi de 25 pontos. Vejam bem, eram 10 pontos negativos. Ou seja, há três meses, a soma daqueles que achavam o Governo bom e ótimo, nas Regiões Norte e Centro-Oeste, era menor 10 pontos percentuais dos que os que o achavam ruim e péssimo; agora, inverteu-se: 15% a mais, nas Regiões Norte e Centro-Oeste, acham o Governo bom e ótimo. São 15% a mais! E 53% dizem que confiam no Presidente. E tem mais: 52% consideram este Governo melhor do que o Governo anterior. Então, é compreensível, sim, o efeito que tem uma pesquisa como essa.

Há um outro ponto sobre o qual eu gostaria de explicitar a minha posição, porque acho que todos os cidadãos brasileiros, Senador Mão Santa, que ora preside esta sessão, todos, sejam eles motoristas, caseiros, empregadas domésticas, trabalhadoras rurais ou operários, todos têm o mesmo direito de qualquer cidadão, ocupem eles cargo público ou não. Tanto têm esse direito que eu não consigo entender por que vejo esta notícia no jornal O Globo de segunda-feira: “Mortos em Bangu podem estar ligados a bingos”. Na madrugada de sexta-feira, no bingo Coliseum, em Realengo, “três pedreiros foram executados e 200 máquinas caça-níqueis foram queimadas”. Agora, dois corpos carbonizados que, supostamente, podem ser de um bombeiro e de um PM, foram encontrados. Pode existir uma ligação entre as mortes do suposto bombeiro e do suposto policial porque as plaquetas levaram a polícia a suspeitar que o crime pode ter relação com o ataque ao bingo pelos bombeiros e PMs que fazem a segurança dos grupos que controlam os caça-níqueis.

Nossos sentimentos às mães, aos pais, aos filhos desses operários, pessoas humildes do povo que morreram, que não têm mais voz infelizmente - desses talvez bombeiro e policial militar -, que foram carbonizados em uma guerra que nos parece acontecer entre bingos. Lamento que o fato de não se investigarem os bingos e os caça-níqueis, apesar de haver uma CPI nesta Casa, faça com que outros operários, outros funcionários, outras mães, outros pais, outros filhos, outras esposas ou maridos fiquem apreensivos.

É lamentável que pessoas estejam morrendo e...

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - V. Exª me permite um aparte?

A SR.ª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Pois não, Senador.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - Senadora Ana Júlia, V. Ex.ª é sempre lúcida nos encaminhamentos que faz aqui, mas gostaria de fazer um questionamento. O PT, Partido de V. Exª, entrou com alguma providência jurídica contra isso? Fez algum requerimento para depoimento dos acusados, para que viessem à Casa? Porque, se nada disso foi feito, coloca por terra o discurso de V. Exª. Cabe ao PT, indignado com os fatos, tomar providências. Se não tomou, o simples desabafo de V. Exª funciona como um sentimento pessoal, mas não como uma posição partidária. Obrigado.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Obrigada, Senador. Não sou membro da CPI, Senador, mas, infelizmente, tudo aquilo que diz respeito a bingo não parece ser objeto dessa CPI.

O Sr. Heráclito Fortes (PFL - PI) - O Partido de V. Exª tem vários membros na CPI.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Senador, com todo o respeito que V. Exª sabe que tenho por V. Exª, concluo meu depoimento, porque essa notícia é pública. Outros partidos também poderiam fazer isso. Quem está atento a investigar bingos e a jogatina poderia trazer esse assunto à CPI.

(Interrupção do som.)

O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Senadora Ana Júlia, prorroguei seu tempo de dez minutos por mais três. Dez porque é a nota que dou a V. Exª e três para ficar 13, o número do seu Partido, em respeito a V. Exª.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Obrigada, Senador Mão Santa.

Não há problema algum, porque divergências fazem parte da democracia. Então, é natural que as pessoas divirjam em suas opiniões. No entanto, para esta CPI, inclusive criada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal, a proposta do Senador Tião Viana, que sei que todos aqui respeitam e que deve continuar recebendo o nosso respeito, é no sentido de que se atenha àquilo para que foi criada. S. Exª usou o mesmo artigo.

O Sr. Leonel Pavan (PSDB - SC) - Um aparte, Senadora.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - E não era em relação a esse ou aquele depoimento. Aliás, na véspera, até onde sei, a discussão não era se o cidadão, que acho tem todo o direito de vir ou não, como qualquer cidadão brasileiro, do mais humilde até o Ministro...

O Sr. Leonel Pavan (PSDB - SC) - Senadora, um aparte, Senadora.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Não importa, precisa ter o direito. Agora, a discussão que houve era sobre a forma desse depoimento, porque aqui foi dito que só a Senadora Ideli Salvatti falava sobre a questão da camisinha, mas eu estava lendo ali na matéria de O Globo, e isso está na matéria.

Então, a verdade precisa ser esclarecida! Não sou contra, pelo contrário, sou favorável, absolutamente favorável.

O Sr. Leonel Pavan (PSDB - SC) - Permita-me um aparte, Senadora.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Dou-lhe um breve aparte, para o Senador Mão Santa não brigar comigo.

O Sr. Leonel Pavan (PSDB - SC) - É muito rápido. V. Exª dispõe de dois minutos ainda. Senadora Ana Júlia Carepa, admiro-a muito. V. Exª é uma Senadora corajosa e, por sinal, muitas vezes injustiçada.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Obrigada, Senador.

O Sr. Leonel Pavan (PSDB - SC) - Admiro a coragem de petistas defenderem algo que está muito claro para a Nação, que houve questões abusivas por parte do Governo. Ora, veja o seguinte: o Senador Suplicy trouxe nos braços aqui aquela questão da Elba, que causou a derrubada de um Presidente, e o PT vibrava. Quando a Mônica Lewinsky acusou o Presidente Bill Clinton, a Justiça não parou e não houve quem calasse sua boca. Então, lamentavelmente, o que ocorreu hoje - vamos reconhecer - é um pouco abusivo e não ficou bem para o Lula e para os integrantes do Governo.

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Senador Leonel Pavan, defendo isso e, até onde sei, o requerimento alternativo era apenas quanto à forma. A diferença entre os dois requerimentos que estavam em votação na CPI era apenas sobre a forma como o Sr. Francenildo deveria ser ouvido, para se respeitar a Constituição. Ele é um cidadão humilde, tem todo o direito de falar e deve falar tudo o que sabe. Eu defendo isso! No entanto, deve-se averiguar se tudo é exatamente verdadeiro.

Então, em nenhum momento, houve requerimento para não ouvi-lo. Do contrário, passa-se para a sociedade que havia a idéia de não ouvi-lo, apesar de ninguém saber a relação com os bingos, pois a CPI tem passado ao largo dessas questões.

Faço aqui este registro. São naturais esses resultados, que são momentâneos, porque pesquisa é um retrato do momento, mas um retrato de uma sociedade que começa a perceber também os benefícios de um Governo que tem erros, sim, mas tem muitos acertos também. Há pessoas que erraram? Há. Que devem ser punidas? Há, exemplarmente punidas, inclusive do meu Partido - digo isso muito à vontade - mas, que tem tido acertos inquestionáveis, principalmente para a população mais pobre deste País.

            Portanto, quero dizer que nós, numa Casa democrática...

(Interrupção do som.)

A SRª ANA JÚLIA CAREPA (Bloco/PT - PA) - Prometo só mais 30 segundos, Senador.

...não podemos aqui desrespeitar um companheiro nosso, o Senador Tião Viana, também em relação a essas questões.

Registro que não tenho dúvidas de que vamos enfrentar isso, até pelos resultados que vêm da pesquisa. Isso se caracteriza, sim, como reação à recuperação da imagem do Presidente Lula. Alguns podem achar que não é. Respeito essa opinião, mas tem muita gente da sociedade - assim como outros Senadores recebem e-mails, eu também os recebo, exatamente cobrando isso que estou dizendo aqui -que nos manda e-mails dizendo que se trata de desespero em reação às pesquisas eleitorais. E ainda nem estamos na campanha oficial, mas, já se está fazendo campanha desde o ano passado neste País.

Espero que o povo possa decidir o que quer para este País!

 

************************************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE A SRª SENADORA ANA JÚLIA CAREPA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

********************************************************************************************************

     Matéria referida:

     “Mortos em Bangu podem estar ligados a bingos”.


Modelo1 5/15/2411:27



Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2006 - Página 8576