Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre a matéria intitulada "A Arte de Ser FHC", de autoria de Mario Sabino, publicada na revista Veja, edição de 22 do corrente.

Autor
Juvêncio da Fonseca (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MS)
Nome completo: Juvêncio Cesar da Fonseca
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA NACIONAL.:
  • Comentários sobre a matéria intitulada "A Arte de Ser FHC", de autoria de Mario Sabino, publicada na revista Veja, edição de 22 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2006 - Página 9246
Assunto
Outros > POLITICA NACIONAL.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMENTARIO, LIVRO, AUTORIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ANALISE, POLITICA NACIONAL, BIOGRAFIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. JUVÊNCIO DA FONSECA (PSDB - MS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ocupo a tribuna, neste momento, para comentar a matéria intitulada “A Arte de Ser FHC”, de autoria de Mario Sabino, publicada na revista Veja, em sua edição de 22 de março do corrente.

A matéria destaca trechos do livro “A Arte da Política: a História que Vivi” (Civilização Brasileira), de autoria do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Trata-se de um livro repleto de revelações de sua trajetória, análises, reflexões e histórias curiosas e engraçadas de um dos protagonistas mais importantes da cena nacional do último quarto de século. O ex-presidente escreve inclusive uma breve história de sua família, relata o início de sua carreira pública e os acontecimentos que o levaram a ser ministro da Fazenda de Itamar Franco e, em seguida, a candidatar-se à Presidência da República. Mais adiante discorre sobre as quatro turbulências enfrentadas pelo seu governo: a do México, da Ásia, da Rússia e a causada pela proximidade da eleição de Lula. Segundo o autor da matéria, ao final do livro, conclui-se que “Fernando Henrique soube combinar a arte da política com outra arte difícil e até certo ponto inata - a de viver.”

Senhor Presidente, para concluir, solicito que a referida matéria seja considerada como parte integrante deste pronunciamento, a fim de que conste dos Anais do Senado Federal.

 

*********************************************************************************

DOCUMENTOS A QUE SE REFERE O SR. SENADOR JUVÊNCIO DA FONSECA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matérias referidas:

“A Arte de Ser FHC”.


Modelo1 5/5/243:43



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2006 - Página 9246