Discurso durante a 23ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação à empresa Alcoa Alumínio S/A, pela ampliação da fábrica de alumínio Redução, localizada em São Luiz-MA.

Autor
Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
Nome completo: Edison Lobão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Saudação à empresa Alcoa Alumínio S/A, pela ampliação da fábrica de alumínio Redução, localizada em São Luiz-MA.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2006 - Página 9254
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, AMPLIAÇÃO, INDUSTRIA, ALUMINIO, MUNICIPIO, SÃO LUIS (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), REGISTRO, DADOS, INVESTIMENTO, EMPREGO, RENOVAÇÃO, CONTRATO, CENTRAIS ELETRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A (ELETRONORTE).
  • ANUNCIO, PROXIMIDADE, INICIO, OBRAS, USINA HIDROELETRICA, ESTADO DO MARANHÃO (MA), ATENDIMENTO, DEMANDA, ENERGIA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDISON LOBÃO (PFL - MA. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr Presidente, Srªs. e Srs. Senadores: Para um representante do Maranhão, que tantas vezes ocupa as tribunas parlamentares para denunciar a omissão oficial que prejudica gravemente o Estado, é bastante prazeroso que, desta feita, entoe loas a acontecimentos que possam incentivar, com maior intensidade, o ambicionado crescimento do território maranhense.

De fato, são de grande importância as informações dando conta de que a empresa Alcoa Alumínio S/A, que detém 51% do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), está concluindo, ainda este mês, a etapa de ampliação da fábrica de alumínio Redução, localizada na capital do meu Estado. Desde o último dia 08, a fábrica, acrescida de mais 52 novos fornos para a produção de alumínio, perfaz 100 unidades do seu projeto de expansão. Aumentará a produção em mais de 63 mil toneladas de alumínio por ano.

A par dessas notícias publicadas na imprensa, há outra, igualmente alvissareira: a de que as obras da hidrelétrica de Estreito, no Maranhão, terão início em junho vindouro, logo após a aguardada liberação da licença ambiental de operação pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis.

Sobre Estreito, são recorrentes os pronunciamentos que tenho feito desta tribuna para realçar a importância da sua construção para toda a região nordestina. A hidrelétrica vai desbravar rincões de relevantes perspectivas econômicas para o nosso país, acrescentando grande disponibilidade de energia em época que dela careceremos como instrumentos fundamentais ao desenvolvimento nacional.

A citada fábrica denominada Redução, Senhor Presidente, é a parte final da cadeia produtiva da Alumar. Ali, a alumina (matéria prima do alumínio) produzida na refinaria é dissolvida em um banho eletrolítico fundido a 950 ºC dentro de cubas eletrolíticas, onde é reduzida para o alumínio. Este, a partir daí, é retirado das cubas e transportado para o processo de resfriamento a água no chamado lingotamento.

Com os novos fornos em operação, a fábrica elevará a capacidade de produção de alumínio para 440 mil toneladas/ano. Será a segunda maior da América Latina, já exportando 80% do que produz para a Ásia, Estados Unidos e Europa.

Deve destacar-se que a atual expansão da Alcoa foi possível a partir da renovação do contrato com a Eletronorte, que assegura à empresa o fornecimento de energia elétrica por mais 20 anos. Consumindo atualmente 650 MW por hora, passará a consumir, nessa nova etapa, 700 MW.

Para um Estado tão carente de ajuda oficial como o Maranhão, é bastante otimista a avaliação de que 95 milhões de reais (22% dos investimentos do projeto de expansão) foram aplicados na aquisição de produtos e na contratação de serviços no Estado, ampliando-se no Maranhão a geração de empregos e de renda.

            São igualmente auspiciosas as perspectivas suscitadas pelo processo de expansão da Alcoa no Maranhão, já que envolvem, no correr das ações, investimentos da ordem de 1 bilhão e 100 milhões de dólares. Pode-se depreender o quanto tais programações se refletirão beneficamente na economia maranhense.

A expansão da fábrica de alumínio do Consórcio Alumar, conforme informa a própria empresa, faz parte de um plano de investimentos que a Alcoa Alumínio está efetuando em suas operações de produção de metal primário no Brasil, totalizando R$ 4,5 bilhões e que inclui também, entre outros empreendimentos em diferentes regiões, a duplicação da refinaria de alumina em São Luis.

A empresa Alcoa, Senhor Presidente - atuando em vários setores além da alumina, está no Brasil há 40 anos. Possui 131 mil funcionários em 43 países e foi nomeada uma das três empresas mais sustentáveis do mundo, durante o Fórum Econômico Mundial, neste ano, em Davos, Suíça. Em relação a Estreito, aumentou sua participação no projeto da hidroelétrica de 19,08% para 25,49%.

Saúdo desta tribuna, Senhor Presidente, as iniciativas bem sucedidas não apenas da empresa Alcoa, mas de todas as demais que, confiando em nosso país - na criatividade, competência e disposição dos brasileiros que com elas trabalham -, têm a acertada visão de que são promissores e vantajosos, para si próprios e para o Brasil, os investimentos que realizam entre nós.

Era o que tinha a dizer.

Obrigado.


Modelo1 5/11/246:04



Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2006 - Página 9254