Discurso durante a 20ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Repúdio pela apresentação de requerimentos solicitando quebra de sigilo bancário, lidos anteriormente.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.:
  • Repúdio pela apresentação de requerimentos solicitando quebra de sigilo bancário, lidos anteriormente.
Publicação
Publicação no DSF de 21/03/2006 - Página 8782
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.
Indexação
  • PROTESTO, DESRESPEITO, SENADOR, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, QUEBRA DE SIGILO, REPRESALIA, TIÃO VIANA, CONGRESSISTA, PEDIDO, QUEBRA, SIGILO BANCARIO, EMPREGADO DOMESTICO, SUSPEIÇÃO, APREENSÃO, BANCADA, OPOSIÇÃO, POSSIBILIDADE, FALTA, IDONEIDADE, AUTOR, DENUNCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), BINGO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - O procedimento do Senador Antero Paes é afrontoso, de forma inequívoca, a toda e qualquer regra de convivência dentro desta Casa. Afrontoso, algo inadmissível, porque demonstra...

O Sr. César Borges (PFL - BA. Fora do microfone.) - Por quê?

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Vou dizer o porquê. Porque demonstra...

O Sr. César Borges (PFL - BA. Fora do microfone.) - É direito do Senador.

A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - É direito, é claro que tem todo o direito. Aqui todo mundo tem o direito de fazer o que bem entender, com as conseqüências de todos os seus atos. Com as conseqüências de todos os seus atos. Certo? Agora, o que está colocado nesse requerimento é aquilo que foram à tribuna falar em termos de chantagem, de ameaça, disso e daquilo. E agora a atitude se configura de forma inequívoca, porque mexer com nada mais, nada menos que o filho do Presidente da República... Nós vamos considerar isso como, Senador Cristovam Buarque? Como? Como nós vamos entender isso neste momento? Como vamos entender? Eu acho tão interessante o seguinte: o caseiro é alguém que paira acima de toda e qualquer suspeita. Até prova em contrário, paira acima de toda e qualquer suspeita mesmo, entende? Toda e qualquer suspeita mesmo. Mesmo! Agora, ter toda essa reação porque o Senador Tião Viana apresentou um pedido para que o sigilo desse cidadão seja quebrado de janeiro deste ano até o dia de hoje? Toda essa reação? Qual é o problema? Eu quero perguntar qual é o problema, se estão tão seguros assim a respeito da idoneidade? Eu não tenho nenhum motivo para questionar ou duvidar. Mas, qual é o problema, para vir, em seguida, tantas outras proposições? Eu somente posso entender aqui que é represália à iniciativa do Senador Tião Viana. Somente posso considerar dessa forma. Não tenho como considerar de outra forma aquilo que está sendo feito neste momento. E todos nós, que temos responsabilidade neste País, temos, obviamente, que monitorar e trabalhar em cima do que está acontecendo neste momento, aqui no Congresso, na sala do Senado da República.


Modelo1 6/17/244:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/03/2006 - Página 8782