Pronunciamento de Arthur Virgílio em 20/03/2006
Discurso durante a 20ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro do artigo intitulado "Entre o investimento e a mágica", de autoria do jornalista Rolf Kuntz, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 16 do corrente. Aplausos à criação de uma nova linha internacional da TAM, ligando Manaus a Miami. Destaque para a urgência necessária da presença efetiva da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência na região amazônica. Solidariedade às populações de Humaitá e Manicoré, no Amazonas, vivendo em alerta pela enchente do Rio Madeira.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
POLITICA DE TRANSPORTES.
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
CALAMIDADE PUBLICA.:
- Registro do artigo intitulado "Entre o investimento e a mágica", de autoria do jornalista Rolf Kuntz, publicado no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 16 do corrente. Aplausos à criação de uma nova linha internacional da TAM, ligando Manaus a Miami. Destaque para a urgência necessária da presença efetiva da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência na região amazônica. Solidariedade às populações de Humaitá e Manicoré, no Amazonas, vivendo em alerta pela enchente do Rio Madeira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/03/2006 - Página 8798
- Assunto
- Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. POLITICA DE TRANSPORTES. POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA. CALAMIDADE PUBLICA.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ANALISE, DADOS, INSTITUTO DE PESQUISA ECONOMICA APLICADA (IPEA), CONJUNTURA ECONOMICA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, PRODUÇÃO, OBJETIVO, CRESCIMENTO ECONOMICO.
- SAUDAÇÃO, CRIAÇÃO, LINHA AEREA INTERNACIONAL, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, LIGAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO AMAZONAS (AM), PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), BENEFICIO, TURISMO, EXPORTAÇÃO, ZONA FRANCA.
- APOIO, SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIENCIA (SBPC), NECESSIDADE, AUMENTO, ATIVIDADE CIENTIFICA, REGIÃO AMAZONICA, OBJETIVO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL.
- SOLIDARIEDADE, MUNICIPIO, HUMAITA (AM), MANICORE (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), VITIMA, CALAMIDADE PUBLICA, RIO MADEIRA.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro do artigo intitulado “Entre o investimento e a mágica”, de autoria do jornalista Rolf Kuntz, publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo, em sua edição de 16 de março do corrente.
O jornalista Rolf Kuntz, em seu artigo, faz uso da publicação Panorama Conjuntural do último boletim trimestral do IPEA para afirmar que “para crescer entre 4% e 5% nos próximos anos, o Brasil terá de elevar rapidamente o investimento produtivo e de retomar os ganhos de produtividade observados na primeira metade dos anos 90, na fase inicial da abertura econômica”.
O jornalista conclui seu artigo dizendo que “Não é com palavras mágicas, como desenvolvimentismo, que se produz a modernização da economia”.
Sr. Presidente, para concluir, requeiro que o referido artigo passe a integrar os Anais do Senado Federal.
Quero também, como segundo assunto, Sr. Presidente registrar e aplaudir a criação de uma nova linha internacional da TAM, ligando Manaus a Miami, com freqüência diária. Será uma nova rota, a partir de 1° de junho, que simplifica o embarque de passageiros também do Norte, Nordeste e de Brasília, sem necessidade de ir a Guarulhos, em São Paulo. O vôo começa em Fortaleza e faz escala em Belém e em Brasília.
Além da sua importância turística, a linha será estratégica para as exportações de produtos do Pólo Industrial de Manaus para os Estados Unidos.
A criação dessa nova rota era uma antiga reivindicação das populações de Manaus e do Amazonas. Eu mesmo tive ocasião de reivindicá-la, transmitindo apelos a mim feitos pelas classes empresariais e pelos habitantes de meu Estado.
Cumprimento a TAM, parabenizando todo o povo do Amazonas.
O terceiro assunto que desejo comentar, Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, é o fato de que é correta, necessária e urgente a postulação feita pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência por uma maior presença de ações científicas na Amazônia.
A reivindicação, formalizada em carta dirigida a seis Ministérios pelo Presidente da SBPC, Enni Candotti, é, a seu ver, “uma das formas de alavancar o desenvolvimento sustentável da nossa mais estratégica região”.
Minha convicção é também nesse mesmo sentido. Já tive ocasião de destacar, neste mesmo Plenário, a relevância do fortalecimento das bases de ciência e tecnologia naquela área.
Como diz agora o professor Candotti, de nada adianta apelar para o não desmatamento da Amazônia sem que se ofereçam alternativas adequadas para as populações da área. E, ademais, não se pode entender o distanciamento da ciência na Amazônia.
E, ainda, levar mais ciência e tecnologia para a área é um dos meios mais eficazes para evitar que outras nações o façam, como ainda temos na lembrança pesquisas de empresas japonesas na Amazônia, as quais chegaram a tentar a patente do aproveitamento do cupuaçu para seu aproveitamento industrial em cosmética e alimentação.
Como quarto assunto, também falo, Sr. Presidente, para levar minha mais irrestrita solidariedade às populações de Humaitá e Manicoré, duas cidades do meu Estado, o Amazonas, neste momento vivendo em alerta pela enchente do Rio Madeira que inunda uma vasta area, com sérios transtornos para milhares de pessoas.
Recebo informações de lá, dando conta que 2 mil crianças estão sem aulas e as populações vivem em sobressalto, com medo de jacarés e cobras.
De acordo com as informações que chegam ao meu conhecimento, o nível do Madeira já se aproxima da cota máxima de emergência, que é de 25,59 metros. Ao contrário dos outros rios, que sobem nesta fase do ano, o Madeira está subindo além do esperado. Em 1997, quando houve ali uma enchente assemelhada, o nível do Madeira chegou a 27,26 metros, cota muito próxima da atual.
Leio no noticiário que o Prefeito Roberto Rui Guerra, de Humaitá, viu-se no dever de suspender as atividades de 40 das 107 escolas do Município. Ele acrescenta que a água já cobriu diversas escolas e em outras a água está na altura da janela.
Com a minha solidariedade às populações atingidas, faço um apelo às autoridades do Estado e do Governo Federal, para que medidas de emergência sejam adotadas com urgência.
Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado.
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“Entre o investimento e a mágica”, O Estado de S. Paulo.
Modelo1 11/27/2410:02