Discurso durante a 25ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Combate à tuberculose.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Combate à tuberculose.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2006 - Página 9427
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • MOBILIZAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, POPULAÇÃO, GRAVIDADE, TUBERCULOSE, CONSCIENTIZAÇÃO, DIAGNOSTICO, TRATAMENTO, PREVENÇÃO, DOENÇA GRAVE.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,

Vamos ajudar a combater a tuberculose!

Estamos nos mobilizando para enfrentar a tuberculose, uma doença que tem cura. No 24 de março de 1882, o médico alemão Robert Koch informou o mundo sobre o germe causador da tuberculose: o bacilo de Koch. Em comemoração a esta descoberta, o dia 24 de março é lembrado como dia mundial da tuberculose 

A tuberculose é a principal causa de morte por doença infecto-contagiosa em adultos em todo o mundo. No Brasil, calculam-se cerca de cem mil casos da doença todos os anos, o que significa 1 milhão de casos em uma década. Isto faz com que o  nosso país esteja em 14. lugar em número de pessoas infectadas. Todos os anos, no Brasil, morrem 6 mil pessoas infectadas pelo bacilo da tuberculose. 

Para reverter esse problema grave, a Pastoral da Criança integra o grupo Parceria Brasileira pelo Controle da Tuberculose, junto com outras entidades da sociedade civil e o Ministério da Saúde. 

O compromisso da Pastoral da Criança é divulgar informações sobre a tuberculose e motivar os líderes comunitários a promover e/ou participar de ações de prevenção da doença em seus municípios. 

Convidamos a todos para ajudar a combater a doença e o preconceito, orientando as famílias que acompanha sobre os sinais da doença e orientando-as a procurar o Posto de Saúde. Também pode atuar junto aos conselhos municipais de saúde para incluir o combate à tuberculose como uma das prioridades em seus municípios. 

O que é tuberculose?

É uma doença contagiosa que ataca os pulmões e é transmitida por uma bactéria chamada Bacilo de Koch. Também pode atacar outros órgãos como as meninges, a laringe, os rins, a pleura, os gânglios, os ossos. 

Quais são os sinais da doença?

Tosse há mais de três semanas com catarro, febre (geralmente à tarde), emagrecimento, suor noturno, cansaço fácil, dor no peito e escarro com sangue. 

Como se pega a doença?

Por contaminação de uma pessoa doente para outra sadia, pela tosse, espirro ou fala. Nem todas as pessoas com tuberculose transmitem a doença, somente quem tem escarro. 

Todas as pessoas que entram em contato com a bactéria ficam doentes?

Não, depende da imunidade do corpo, que se consegue principalmente com hábitos de vida e alimentação saudáveis. 

Depois do contágio, quanto tempo leva para a doença aparecer?

Uma vez infectada, a pessoa pode desenvolver tuberculose em qualquer fase da vida. A doença aparece quando o organismo, sem imunidade, não consegue evitar a multiplicação dos bacilos. Calcula-se que 10%  das pessoas infectadas adoecem.

Pessoas com doenças que enfraquecem o organismo podem pegar tuberculose, como diabetes, HIV, doenças renais, desnutrição. 

Atenção! Pneumonia ou gripe mal-curadas também podem propiciar o desenvolvimento do bacilo da tuberculose! 

Tuberculose tem cura?

Sim, com a colaboração da pessoa, que precisa comparecer regularmente ao médico, tomar os remédios na hora certa e, principalmente, não interromper o tratamento. 

É preciso pagar pelos exames?

Não, e nem pelo medicamento - o SUS deve oferecê-lo gratuitamente.

Gestantes podem fazer o tratamento?

Sim.

Como prevenir a tuberculose?

-- Com uma alimentação saudável;

- Acompanhamento do serviço de saúde;

- Aplicação da vacina BCG em crianças menores de 4 anos;

- Encaminhamento das pessoas com suspeita da doença ao posto de saúde mais próximo.


Modelo1 4/25/245:54



Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2006 - Página 9427