Pronunciamento de Arthur Virgílio em 27/03/2006
Discurso durante a 27ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Preocupação com resultados de estudos científicos divulgados, de que a Floresta Amazônica encolherá 40% até 2050. Registro do sucesso da administração do governador Geraldo Alkmin frente ao Estado de São Paulo. Críticas à censura do filme de Walter Salles, Diários de Motocicleta, por determinação do coronel Geraldo Martinez y Alonso, a mando do general da reserva Ney Oliveira.
- Autor
- Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
- Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA DO MEIO AMBIENTE.
ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO ESTADUAL.
FORÇAS ARMADAS.:
- Preocupação com resultados de estudos científicos divulgados, de que a Floresta Amazônica encolherá 40% até 2050. Registro do sucesso da administração do governador Geraldo Alkmin frente ao Estado de São Paulo. Críticas à censura do filme de Walter Salles, Diários de Motocicleta, por determinação do coronel Geraldo Martinez y Alonso, a mando do general da reserva Ney Oliveira.
- Publicação
- Publicação no DSF de 28/03/2006 - Página 9671
- Assunto
- Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. ESTADO DE SÃO PAULO (SP), GOVERNO ESTADUAL. FORÇAS ARMADAS.
- Indexação
-
- JUSTIFICAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, SOLICITAÇÃO, SUBCOMISSÃO, Amazônia Legal, SENADO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, OBJETIVO, DEBATE, PESQUISA CIENTIFICA, INICIATIVA, ESPECIALISTA, CARTOGRAFIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), PREVISÃO, REDUÇÃO, AREA, FLORESTA AMAZONICA, FUTURO.
- COMENTARIO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), RESULTADO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, REGISTRO, MELHORIA, INDICE, AVALIAÇÃO, ATUAÇÃO, GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR.
- REPUDIO, DECISÃO, GENERAL DE EXERCITO, CENSURA, EXIBIÇÃO, FILME NACIONAL, COLEGIO MILITAR, FUNDAÇÃO OSORIO, ALEGAÇÕES, PROVOCAÇÃO, FORÇAS ARMADAS.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA |
O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, em matéria de Amazônia, tenho a impressão de que, a despeito de tudo que se fala e de pretensas medidas de defesa da Grande Floresta, o Brasil vive patinando ou em marcha-ré.
É o que senti hoje, ao ler nos jornais a aterradora matéria acerca de minucioso artigo científico do cartógrafo Brital Soares Filho, do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG. Ele prevê que a Floresta Amazônica encolherá 40% até 2050.
O editor de Ciência da Folha de S.Paulo, Cláudio Ângelo, abre a matéria acerca do estudo do cartógrafo mineiro, assinalando:
Uma cifra assombra a Amazônia.Um estudo publicado hoje pela revista Nature prevê que 40% da floresta pode desaparecer em 2050, se nada for feito para conter o ciclo de destruição imposto pelo avanço da fronteira agrícola.
E aí o mais preocupante:
Pior, a política de criação de áreas protegidas pelo governo não basta para conter a tendência. É preciso fazer algo muito mais complicado para cumprir a Lei.
É com esse objetivo, ou seja, de fazer algo mais, que estou requerendo à Subcomissão da Amazônia a realização de audiência pública, com a participação daquele cartógrafo, a fim de que o Senado possa debater esse algo mais complicado.
Leio o requerimento:
REQUERIMENTO Nº /2006
SUBCOMISSÃO PERMANENTE DA AMAZÔNIA
REQUER a realização de Reunião de Audiência Pública da Subcomissão Permanente da Amazônia, para debate sobre previsões sombrios para a Floresta Amazônica, constantes de artigo científico, publicado neste mês de março de 2006, pela revista Nature, convidando para esse fim o seu autor, BRITAL SOARES FILHO, cartógrafo do Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais.
REQUEIRO, nos termos regimentais, a realização de Reunião de Audiência Pública, com a presença do cartógrafo BRITAL SOARES FILHO, do Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.
JUSTIFICATIVA
O cientista que indico para ser convidado pela Subcomissão da Amazônia é autor de artigo publicado na Revista NATURE, neste mês de março de 2006, no qual faz sombrias previsões para o futuro da Amazônia, sustentando que até o ano de 2050, haverá perda de 40% da Floresta nesta área. Ao Senado e, em especial, para a Subcomissão Permanente da Amazônia, é preocupante a previsão, que sugere debates e estudos imediatos a respeito.
O debate pretendido com a Audiência sugerida poderá, após estender-se, ouvindo sugestões de outros especialistas, a fim de indicar os caminhos para que a Subcomissão possa vir a propor medidas legislativas cabíveis e assim coibir o desmatamento da Amazônia.
Como segundo assunto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a Tribuna neste momento para registrar o sucesso da administração do governador Geraldo Alckimin frente ao Estado de São Paulo. O governador teve a sua administração avaliada como ótima/boa por 69% dos entrevistados, o melhor índice desde 2001, quando ele assumiu o Estado.
Senhor presidente, é neste contexto que solicito que a matéria intitulada “Governo Alckmin recebe aprovação recorde”, publicada no jornal Folha de S. Paulo de 20 de março do corrente, seja considerada parte deste pronunciamento para que, assim, passe a integrar os Anais do Senado Federal.
E, como terceiro e último assunto, Srªs. e Srs. Senadores, quero dizer que o mundo gira, a lusitana (como diz o anúncio) continua rodando e, não obstante, volta e meia aparece um troglodita desses bem cavernosos e manda censurar alguma coisa.
Agora, é com o filme de Walter Salles, Diários de Motocicleta, vetado numa escola do Rio Comprido (RTJ), por determinação do coronel Geraldo Martinez y Alonso, a mando do general da reserva Ney Oliveira.
Ainda bem que o Exército, pelo que mandou dizer, vai apurar a censura, aplicada em plena democracia brasileira.
Pelas alegações dos improvisados e apressados censores, o filme, que conta a viagem de Che Guevara pela América Latina nos anos 50, seria uma provocação ao Exército.
A imprensa divulga a censura, reproduzindo uma página do boletim oficial da Fundação Osório, dona da escola de Rio Comprido:
Decisão
Em face do que aqui exponho et cetera e tal, resolvo:
- Recomendar à Div Ens, às coordenações e à STE que exerçam efetivo controle das atividades de ensino praticadas na Fundação, particularmente quanto aos meios de instrução (filmes,cartazes etc) utilizados durante as aulas ou expostos nos quadros de avisos nos corredores dos diversos edifícios.
(as) Gen.Ex. Ney da Silva Oliveira,
Presidente da Fundação Osório
Se o ilustre general ainda não sabe, que saiba agora e para sempre:
Censura, nunca mais!
*********************************************************************************
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
*********************************************************************************
Matéria referida:
“Governo Alckmin recebe aprovação recorde.”
Modelo1 11/24/243:07