Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão das inaugurações de que vem participando em todo o país. (como Líder)

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em razão das inaugurações de que vem participando em todo o país. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 22/02/2006 - Página 5731
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, INCOERENCIA, CONDUTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXCESSO, VIAGEM, INAUGURAÇÃO, OBRA PUBLICA, ESPECIFICAÇÃO, LANÇAMENTO, PEDRA FUNDAMENTAL, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DE ALAGOAS (AL), DEMONSTRAÇÃO, PROPAGANDA, CAMPANHA ELEITORAL, REELEIÇÃO, AUMENTO, PERDA, FUNDOS PUBLICOS, PREJUIZO, FAZENDA NACIONAL.

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Como Líder. Com revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, useiros, vezeiros e apegados a chavões desconformes, os chamados petistas fora de prumo passaram a entender que o seu Partido merece respeito. Foi o que disse - aliás, repetiu, ontem, o presidente petista Ricardo Berzoini, aquele que odeia os cidadãos e cidadãs acima de 90 anos.

O chavão por ele usado diz que as críticas da Oposição são todas sem fundamento. Ontem, ele não agrediu os velhinhos de 90 anos, que colocou nas filas do INSS para que provassem que estavam vivos. Não. Ontem, - repito - fui à tribuna há pouco, volto amanhã - ele investiu contra o Presidente do meu Partido, Senador Tasso Jereissati.

Fundamento, para que Ricardo Berzoini saiba, é base. E a base do que Tasso falou está nos jornais e nos Anais da CPI do Mensalão, na CPI dos Bingos, está na consciência dos cidadãos brasileiros. Quando ele diz que o PT rouba é porque rouba. E ele dirigiu-se aos petistas fora de prumo, que são os petistas militantes do PT que saem da linha, perdem a ética e aí, há variações: alguns roubaram; outros fingem que governam; alguns não roubaram e todos vivem dos expedientes propagandísticos.

Logo, Sr. Presidente Petista, tem fundamentos, sim, as observações da Oposição. Leio, para clarear a mente do Sr. Ricardo Berzoini, o que diz Vieira em seus Sermões, acerca de fundamento: “A estas doze portas respondiam tantos outros fundamentos, sobre os quais assentava toda a cidade”.

O que não tem fundamento, aí sim, é sair por aí aerolulando, para fazer propaganda eleitoral.

Hoje, está nos jornais, há uma dessas demonstrações de uso da propaganda. Está nos jornais! O Presidente Lula mandou que 60 Prefeitos se reunissem em Alagoas para lançar mais uma pedra fundamental em Universidade Federal.

Pergunto quanto custa o deslocamento de 60 Prefeitos para o local da propaganda? Não é dinheiro federal, mas é dinheiro municipal, é dinheiro público. Ao menos se fosse para inaugurar algo concreto, mas inaugurar pedra fundamental, pelo amor de Deus!

Mas não é só. Em dois dias, Lula vai percorrer seus Estados. Aerolula para quê te quero!

É ou não é gastança desbragada? É, sim! É a mais dissoluta farra que já se viu com o dinheiro público. Pior é que o Presidente, que não enxerga suficientemente nem o bê-á-bá, acha que pedra fundamental ou mais 30 carteiras escolares nas salas e alguns retoques a mais vão solucionar o problema da educação no Brasil. Ou ele é ingênuo, ou acha que a propaganda resolve tudo. Pois, ainda ontem, ele que tem um programinha de rádio nas manhãs de segunda-feira, disse que somente através da Educação de qualidade, o Brasil vai se transformar em país de padrão de Primeiro Mundo.

Qual é o erro dessa fala no tal programinha? O erro é dele, que pensa que educação de qualidade é levantar mais quatro paredes e colocar mais vinte carteiras em salas de aula.

Educação, Presidente Lula, não se improvisa.

Educação, Presidente Lula, não admite improviso.

Educação, Presidente Lula, não se faz com propaganda.

Propaganda é o que não falta no reino petista, porque eles, os fora de prumo, supõem ser o mesmo que o Brasil de verdade. Não é. O Brasil de verdade não precisa de propaganda, muito menos de propaganda paga com o dinheiro do povo. O dinheiro do povo não serve para aerolular!

O povo quer apenas que o Governo governe.

E o Governo que aí está passa longe disso, imaginando que pode levar a vida na flauta, que a propaganda resolve tudo. Não resolve!

Que se cuide o Governo Lula! Já a partir deste Carnaval, a força da música entra firme para apontar os desvios dos desmandos petistas. Os fora de prumo inquietam-se, e o Prefeito de Laguna, petista, já providenciou a censura à letra de uma escola de samba que adotou o mensalão como enredo.

Agora, volto ao início do meu pronunciamento. Reproduzo manchete num jornal de hoje: “Berzoini ameaça acionar Tasso, que acusa PT de roubar”. Presidente da legenda diz que filiados merecem respeito e não pode deixar ataques “passar em branco”.”

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - Quem merece respeito, Sr. Berzoini, é a população brasileira, que não suporta mais a cara-de-pau de V. Exª. Recentemente V. Exª disse que processaria o Presidente Fernando Henrique pela entrevista concedida à revista ISTOÉ. Até agora, não aconteceu isso.

Agora eu também exijo que V. Exª me processe. Já fiz este pedido há pouco e o repito agora.

Vejo que V. Exª pegou carona no discurso do Presidente Lula da semana passada. O Presidente disse que errar é humano. Acho que ele se confundiu. Deveria ter dito que roubar é desumano.

Também disse o Presidente Lula que não quer execrar aqueles que erraram. Copiando o Senador Antonio Carlos Magalhães, “vamos perdoar todos que estão presos, desde que eles peçam desculpas, e abrir as portas das cadeias” de uma vez.

Portando, Deputado Berzoini, não venha cumprir esse papel de advogado de corruptos. Logo V. Exª, que condenou os nonagenários a filas quilométricas. Foi o seu Partido que teve a direção destituída por corrupção. Foi um membro do seu Partido que foi apanhado com dinheiro na cueca. Foi um militante petista que falsificou a assinatura do ex-presidente Tarso Genro para processar o Deputado do PL, Onix Lorenzoni, conforme laudo divulgado nos jornais de hoje.

Também está nos jornais de hoje que o PT de Cuiabá usou caixa dois na campanha de 2004, conforme conclusão da Polícia Federal. E já informaram lá que a culpa, mais uma vez, não é do mordomo, Senador Luiz Pontes, é do Delúbio.

Enquanto V. Exª fica se remoendo para processar dirigentes tucanos, sem coragem de fazê-lo - está desafiado a fazê-lo -, processe o Delúbio. Coloque-o na cadeia. Este, sim, merece ser processado, condenado e preso para ver se ele presta um grande serviço ao Brasil falando, esclarecendo esse lamaçal de corrupção, que não tem precedente na nossa história.

Tenho em mãos uma lista das pessoas - já mandei anexar isso aos Anais da Casa, num discurso que proferi há pouco - que foram destituídas de seus postos em função do mensalão e outras maracutaias patrocinadas pelo Governo do PT.

Será que isso é ou não suficiente para justificar que houve grossa e deslavada roubalheira neste Governo?

Estamos aguardando, portanto, os processos, com muita alegria. Vamos pedir a exceção da verdade e, pura e simplesmente, comprovar que há, e muita, desonestidade e corrupção neste Governo.

Era o que eu tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/02/2006 - Página 5731