Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre informações recebidas pelo Presidente Lula, quando em visita ao Estado de Santa Catarina, sobre matéria relativa a depósitos na conta do Sr. Francenildo, publicada no site da revista Época.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Esclarecimentos sobre informações recebidas pelo Presidente Lula, quando em visita ao Estado de Santa Catarina, sobre matéria relativa a depósitos na conta do Sr. Francenildo, publicada no site da revista Época.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2006 - Página 9970
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, DECLARAÇÃO, ORADOR, INTERPRETAÇÃO, CONDUTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RECEBIMENTO, INFORMAÇÃO, QUEBRA, SIGILO BANCARIO, EMPREGADO DOMESTICO, OBJETIVO, CONTESTAÇÃO, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC) - Falarei rapidamente, Senador Flexa Ribeiro.

Quando de sua visita ao Estado de Santa Catarina, dia 17 de março, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a informação de que o site da revista Época publicara matéria sobre depósitos na conta do Sr. Francenildo dos Santos Costa. Como Senadora catarinense, acompanhei toda a agenda presidencial e estava com o Presidente quando ele recebeu a referida informação, por volta das 19 horas. Em nenhum momento, o Presidente fez qualquer declaração sobre o fato.

No dia seguinte, na reunião do Diretório Nacional do PT, relatei a jornalistas uma interpretação minha sobre a reação do Presidente Lula diante da notícia. Sua expressão foi de quem viu na matéria a explicação para o depoimento do Sr. Francenildo. Daí a concluir que o Presidente saberia da quebra de sigilo do Sr. Francenildo vai uma infinita distância. A distância entre o fato e a versão, que procura colocar palavras na boca de quem não as disse; entre a realidade e o interesse político em distorcê-la para forçar a tese de quem busca, de qualquer forma, atingir o Presidente da República.

Estou encaminhando este documento à Mesa por escrito para que fique registrado nos autos e para que, de uma vez por todas, terminemos com esse verdadeiro episódio de “telefone sem fio” e de que “quem conta um conto sempre aumenta um ponto”.

Essa é a verdade dos fatos, isso foi o que aconteceu entre os dias 17 e 18 de março.

 

*****************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, DISCURSO DA SRª SENADORA IDELI SALVATTI.

**************************************************************************************

A SRA. IDELI SALVATI (Bloco/PT - SC. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quando de sua visita ao Estado de Santa Catarina, dia 17 de março, o Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu a informação de que o site da revista Época publicara matéria sobre depósitos na conta do Sr. Francenildo dos Santos Costa.

Como Senadora catarinense, acompanhei toda a agenda presidencial e estava com o Presidente quando ele recebeu a referida informação por volta das 19 horas.

Em nenhum momento o Presidente fez qualquer declaração sobre o fato.

No dia seguinte, na reunião do Diretório Nacional do PT, relatei a jornalistas uma interpretação minha sobre a reação do Presidente Lula diante da noticia. Sua expressão foi de quem viu na matéria a explicação para o depoimento do Sr. Francenildo.

Daí a concluir que o Presidente saberia da quebra de sigilo do Sr. Francenildo, vai uma infinita distância. A distância entre o fato e versão, que procura colocar palavras na boca de quem não as disse. Entre a realidade e o interesse pollítico em distorcê-la para forçar a tese de quem busca, de qualquer forma, atingir o Presidente da República.

 


Modelo1 6/18/247:28



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2006 - Página 9970