Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada "Brasil perde posição no ranking de TI", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 29 do corrente.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • Registro da matéria intitulada "Brasil perde posição no ranking de TI", publicada no jornal O Estado de S.Paulo, edição de 29 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 30/03/2006 - Página 10062
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O ESTADO DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), INFERIORIDADE, CLASSIFICAÇÃO, BRASIL, AMBITO INTERNACIONAL, DESENVOLVIMENTO, TECNOLOGIA, INFORMAÇÃO.

  SENADO FEDERAL SF -

SECRETARIA-GERAL DA MESA

SUBSECRETARIA DE TAQUIGRAFIA 


O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho hoje a esta tribuna para registrar matéria do jornal O Estado de S. Paulo, de 29/03/2006, intitulada “Brasil perde posição no ranking de TI”. O texto aborda relatório do Fórum Econômico Mundial e nos dá a triste notícia de que o país caiu seis posições no ranking de tecnologia da informação, ficando na 52a posição e sendo superado pela China, Índia e África do Sul.

A matéria, assinada pelo jornalista Jamil Chade, correspondente do Estadão em Genebra, aponta que “o ambiente de mercado, o ônus do governo, a facilidade de abrir novas empresas, assim como a estrutura de regulamentação das tecnologias da informação e a independência judicial” foram, de acordo com o relatório do Fórum, os fatores que mais prejudicaram a posição do Brasil. Além disso, o país enfrenta problemas como “o sistema educacional fraco”.

O texto informa ainda que este foi o segundo ano consecutivo em que o Brasil perdeu posições no ranking de tecnologia da informação. Por outro lado, destaca que o país chegou a melhorar no quesito das tecnologias mais modernas na sociedade, passando da 43a para a 38a posição. “Isso significa que há um número cada vez maior de brasileiros com acesso à internet, computadores e telefones”, diz a matéria, ressaltando que, ainda assim, o Brasil está cada vez mais longe dos líderes e do Chile - primeiro na América Latina.

Sr. Presidente, para que conste dos anais do Senado Federal, requeiro que a matéria citada e que encaminho agora seja considerada parte integrante deste pronunciamento.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.

 

            ***************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO AZEREDO EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

*********************************************************************************

Matéria referida:

“Brasil perde posição no ranking de TI”; O Estado de S. Paulo.


Modelo1 4/29/243:27



Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/03/2006 - Página 10062